Delegada do DAGV participa de sessão sobre Violência de Gênero na Política na Câmara de Vereadores de Aracaju
Prática ocorre com o cerceamento dos direitos garantidos às mulheres em torno dos processos eleitorais
A delegada Meire Mansuet, representando o Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), participou da sessão especial com o tema Violência de gênero na política: Combate à violência política de gênero como meio de fortalecimento democrático. O evento ocorreu nesta sexta-feira (25), no Plenário da Câmara Municipal de Aracaju.
O evento destacou o conceito da violência política de gênero e como ocorre a prática. A violência política de gênero é o ato ou ameaça que resulte em dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico às mulheres, que as impeçam de exercerem seus direitos políticos, em espaços públicos.
Essa violência ocorre quando gera um impacto negativo na participação das mulheres em um processo eleitoral ou no exercício dos seus direitos políticos, o que pode levá-las à exclusão do processo. As vítimas são as mulheres com interesse nas eleições, desde as eleitoras, candidatas, apoiadoras e cabos eleitorais até integrantes de equipes de campanhas políticas, funcionárias da justiça eleitoral, representantes eleitorais e profissionais do meio de comunicação.
A violência política de gênero ocorre com o objetivo de impedir que as mulheres considerem concorrer a um cargo político, exercer o direito ao voto ou votar contra o candidato de preferência de sua família ou grupo social.
“Como impactos dessa violência, temos a redução do número de mulheres candidatas, a imitação à visibilidade e ao financiamento de mulheres e campanhas, a redução do número de mulheres eleitas; além de que gera uma renúncia forçada de mulheres eleitas, com menos mulheres optando por uma carreira política”, enfatizou a delegada Meire Mansuet.
A delegada destacou que para o enfrentamento a essa violência é preciso que ocorram ações já na fase pré-eleitoral. “Com o mapeamento e o trabalho com os partidos políticos no sentido de prevenir e reduzir essa violência garantindo regras transparentes para a seleção da candidatura e apoiando as mulheres eleitas em suas funções. Também é importante a denúncia dos atos de discriminação nas esferas competentes”, pontuou.
O post Delegada do DAGV participa de sessão sobre Violência de Gênero na Política na Câmara de Vereadores de Aracaju apareceu primeiro em Polícia Civil.