Novo Endereço: Prefeitura de Lagarto realoca Secretaria de Assistência Social para melhorar e ampliar os serviços

A Prefeitura de Lagarto, visando aprimorar e ampliar os serviços oferecidos a população lagartense, decidiu transferir a sede da Secretária de Assistência Social (Sedest) para um novo endereço. Agora ela está localizada na Praça do Forródromo no prédio do antigo fórum.

A alteração de endereço foi realizada devido ao aumento das demandas de Assistência Social, o que tornou o antigo espaço pequeno para a quantidade de atendimentos.

Atualmente a sede da Sedest atende aproximadamente 120 pessoas por dia, tanto para procedimentos do CadÚnico do Auxílio Brasil, como para cadastramento e monitoramento do Renda Cidadã, Cartão Cidadão Lagartense entre outros.

De acordo com o secretário de Assistência Social, Valdiosmar Vieira, era necessário um espaço acolhedor que comportasse tanto o fluxo de usuários, como o fluxo de funcionários que são responsáveis pelos serviços ofertados, com o objetivo de que o espaço físico transpareça o objetivo da gestão: acolher aqueles que mais precisam.

Entre os principais serviços oferecidos pela Secretaria estão a realização do Cadastro Único viabilizando o Auxílio Brasil, acompanhamento, orientação e incentivo a todos os auxílios destinados as pessoas em vulnerabilidade social, cadastramento e monitoramento de programas sociais municipais, a exemplo do Renda Cidadã e Cartão Cidadão Lagartense.

Tendo como parâmetro a quantidade de serviços e número de famílias e pessoas beneficiadas, a prefeita de Lagarto, Hilda Ribeiro destacou que o trabalho realizado deve cumprir com o dever da gestão que é o acolhimento.

“A nossa prioridade é atender e acolher a população com mais qualidade, principalmente ao público que vive em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Agora temos um local com qualidade, conforto e acomodação, tanto para a nossa gente quanto para os funcionários” explicou a gestora.

Dados atualizados da Sedest apontam um grande número de usuários, sendo aproximadamente 29 mil famílias no CadÚnico, sendo 21 mil delas beneficiadas com o Auxílio Brasil.

Quanto aos programas sociais realizados pela Prefeitura Municipal, cerca de 900 famílias recebem o Renda Cidadã, aproximadamente 400 famílias são beneficiadas com o mais novo Cartão Cidadão Lagartense, além de outros serviços vinculados a secretaria.







Última atualização em 24 de março de 2022

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados