Inep abre inscrições para professores que desejem elaborar e revisar itens do Encceja

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou edital que convida professores da rede pública a integrar o Banco Nacional de Itens (BC-BNI) para elaboração e revisão de questões do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As inscrições estarão abertas de 22 de setembro a 5 de novembro.
Como se inscrever
Os interessados devem realizar o cadastro pelo Sistema BNI, disponível na página do Inep. O objetivo é ampliar o número de colaboradores qualificados em processos de avaliação educacional conduzidos pelo instituto.
Requisitos
Podem se candidatar servidores públicos concursados — ativos ou inativos — do ensino básico ou superior nas esferas municipal, estadual, distrital ou federal. É necessário possuir diploma de nível superior e conhecimentos de informática.
Não estão aptos a participar servidores efetivos ou comissionados do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e de entidades vinculadas a essas pastas.
Documentação exigida
No sistema de cadastro, o candidato deverá inserir:
Diploma (frente e verso), certificado ou declaração de conclusão de curso para comprovar formação acadêmica;
Comprovação de experiência docente, por meio de contrato registrado em carteira de trabalho, declaração da instituição empregadora ou ato de nomeação publicado em Diário Oficial.
Informações não comprovadas resultarão na desclassificação do inscrito, impedimento de participar de novas chamadas do Inep por dois anos e possibilidade de responsabilização judicial.
Etapas de seleção
Após análise documental, os candidatos aprovados realizarão capacitação específica. O aproveitamento mínimo nas atividades propostas é condição para credenciamento. O resultado final será divulgado em 11 de fevereiro de 2026.
Áreas de atuação
Docentes credenciados passarão a integrar o BC-BNI e poderão elaborar ou revisar itens das seguintes áreas:
Ensino fundamental: ciências naturais; matemática; língua portuguesa; língua estrangeira moderna; artes; educação física; redação; história; e geografia.
Ensino médio: ciências da natureza e suas tecnologias (química, física e biologia); matemática e suas tecnologias; linguagens e códigos e suas tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física); e ciências humanas e suas tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia).
Somente após o credenciamento, os selecionados poderão ser convocados para as etapas de elaboração ou revisão de itens que compõem o Encceja.
Da 93Notícias