Tarifas de Trump entram em vigor apesar do diálogo de Lula

Tarifas de Trump entram em vigor apesar do diálogo de Lula

 

Apesar dos esforços do governo Lula em promover o diálogo, a imposição de tarifas por parte do governo Trump parece inevitável. A disposição do presidente brasileiro para conversar não será suficiente para evitar que as novas taxas entrem em vigor já nesta sexta-feira (1°/8), conforme planejado pelo gabinete de Trump. Essa situação, claro, gera apreensão e exige uma resposta estratégica por parte do Brasil.

 

O empenho do Governo Brasileiro

Na segunda-feira (28/7), o vice-presidente Geraldo Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, reforçou que o Brasil está totalmente empenhado em dialogar com o governo Trump. Segundo ele, resolver essa questão é o principal objetivo do governo nesta semana. “Resolver o problema”, enfatizou Alckmin, demonstrando a seriedade com que o governo está tratando o assunto.

 

Plano de contingência em ação

Preocupado com os possíveis impactos negativos, o governo já está trabalhando nos bastidores em um “plano de contingência”. A ideia é criar um programa emergencial para evitar demissões e minimizar os prejuízos das empresas brasileiras, caso haja uma queda nas exportação de produtos para os Estados Unidos. Essa medida demonstra uma postura proativa do governo em proteger a economia nacional.

 

Comitiva Brasileira em Washington

Paralelamente, uma comitiva formada por senadores brasileiros está em missão nos Estados Unidos. Eles se reunirão com congressistas norte-americanos, empresários, especialistas em comércio internacional e representantes de organismos multilaterais em Washington, D.C, nesta terça-feira (29/7). O objetivo é claro: buscar apoio e construir pontes para evitar ou, ao menos, amenizar os efeitos do tarifaço.

Do Quando Acontece

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *