Governo define regras para devolução do Auxílio Emergencial; saiba prazos, valores e quem está isento

Governo define regras para devolução do Auxílio Emergencial; saiba prazos, valores e quem está isento

O governo federal detalhou as regras para a devolução de valores do Auxílio Emergencial recebidos indevidamente. As diretrizes, divulgadas nesta quinta-feira, 9, estabelecem os prazos, as opções de pagamento e os critérios para isenção, visando regularizar a situação de milhares de pessoas que receberam o benefício sem se enquadrar nos requisitos.

De acordo com as novas regras, os cidadãos que forem notificados sobre a necessidade de devolução terão um prazo de 60 dias para efetuar o pagamento. O governo oferecerá flexibilidade para a quitação do débito, que poderá ser pago de forma integral ou parcelado em até 60 vezes, com o valor mínimo de cada parcela fixado em R$ 50.

Quem não precisa devolver?

A medida prevê critérios de isenção para proteger a população em situação de vulnerabilidade. Não precisarão devolver o auxílio:

Beneficiários do Bolsa Família e pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais do Governo Federal.

Pessoas que receberam um valor total inferior a R$ 1,8 mil.

Indivíduos com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

Famílias cuja renda mensal total não ultrapasse o teto de três salários mínimos.

A iniciativa busca reaver recursos pagos a quem não tinha direito, como pessoas com emprego formal, servidores públicos ou com renda superior à permitida pelo programa, ao mesmo tempo em que garante a proteção social para aqueles que mais precisam. As notificações aos cidadãos que precisam fazer a devolução serão enviadas pelos canais oficiais do governo.

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *