Corrida pode ser tão eficaz quanto antidepressivos no combate à depressão e à ansiedade
Um estudo apresentado nesta sexta-feira (6) no 36º Congresso do Colégio Europeu de Neuropsicofarmacologia, em Barcelona, na Espanha, mostrou que a corrida pode ser tão eficaz quanto antidepressivos no combate à depressão e à ansiedade.
O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade Vrije, na Holanda, acompanhou 141 pacientes com depressão e/ou ansiedade. Os participantes foram divididos em dois grupos: um grupo tomou o antidepressivo escitalopram e o outro grupo participou de um programa de corrida em grupo.
Após seis meses, os pesquisadores não encontraram diferenças significativas entre os dois grupos no que diz respeito à melhora dos sintomas de depressão e ansiedade.
“Este estudo é o primeiro a mostrar que a corrida pode ser tão eficaz quanto os antidepressivos no tratamento da depressão e da ansiedade”, disse a principal autora do estudo, Brenda Penninx. “É uma opção de tratamento segura e acessível que pode ser uma boa alternativa para pacientes que não querem ou não podem tomar medicamentos.”
Da 93Notícias