Inteligência artificial lidera ranking de riscos para empresas brasileiras, aponta Allianz
A inteligência artificial (IA) passou a ocupar o primeiro lugar entre as preocupações de segurança das empresas no Brasil, segundo o Allianz Risk Barometer, levantamento anual realizado pela Allianz Commercial, seguradora corporativa do Grupo Allianz. É a primeira vez que o tema aparece no topo da lista elaborada a partir das respostas de executivos brasileiros.
No estudo divulgado neste domingo (25), 32% dos entrevistados citaram a IA como principal fonte de risco. O relatório destaca que, apesar de ser considerada um importante vetor de crescimento, a tecnologia também gera desafios operacionais, legais e reputacionais que ainda superam a capacidade das organizações de estabelecer governança, acompanhar regulações e treinar suas equipes.
“Além de oferecer grandes oportunidades, o caráter transformador da inteligência artificial, combinado à rápida adoção, está redesenhando o cenário de riscos e se tornou uma preocupação central para as empresas”, afirmou o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund, ao comentar os resultados do barômetro.
Principais riscos citados no Brasil
• Inteligência artificial: 32%
• Incidentes cibernéticos: 31%
• Mudanças na legislação e regulamentação: 28%
• Mudanças climáticas: 27%
• Catástrofes naturais: 21%
O Allianz Risk Barometer reúne avaliações de executivos de diversos setores e serve como termômetro anual para identificar desafios emergentes no ambiente corporativo. A seguradora ressalta que a ascensão da IA ao primeiro posto reflete o impacto crescente da tecnologia nos processos de negócios e na gestão de riscos.
Da 93Notícias