Serra da Miaba passa a ser Unidade de Conservação em São Domingos

Localizado no agreste sergipano, o município de São Domingos deu um passo importante na proteção do seu patrimônio natural com a criação da Unidade de Conservação Municipal de Uso Sustentável Serra da Miaba I, por meio da Lei nº 418/2025.
O objetivo da regulamentação, fruto de estudo realizado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), é preservar e proteger ecossistemas de relevância ecológica e beleza cênica, promovendo a realização de pesquisas científicas, educação ambiental, ecoturismo e visitação pública. A medida também visa fomentar a conscientização ambiental e a sustentabilidade local.
Conhecida por suas trilhas e formações rochosas, a Serra da Miaba passa agora a contar com proteção legal por meio da nova unidade de conservação. A área abrange uma rica biodiversidade e paisagens naturais, fortalecendo as ações de preservação e educação ambiental, aliadas ao uso racional dos recursos naturais pelas comunidades locais. Dessa forma, busca-se promover a sustentabilidade e a geração de renda para as populações do entorno, além de incentivar a prática do ecoturismo.
Vale ressaltar que a cidade de São Domingos faz parte da Rota da Farinha, que também inclui os municípios de Campo do Brito e Macambira, tendo como principal atrativo turístico justamente as áreas naturais da região.
Do A8/Lagarto