Saúde amplia número de leitos pediátricos após alta de casos de síndromes respiratórias em Sergipe
Nesta segunda-feira (24), a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Comitê de Crise de Síndrome Respiratórias, informou que ampliou o número de leitos pediátricos nos hospitais públicos.
Nos últimos meses, os registros de casos respiratórios têm sido mais frequentes no estado, o que ocasiona em hospitais lotados. Assim, 35 novos leitos já foram abertos no período. Anteriormente, a capacidade de leitos pediátricos era de 238 e com a ampliação totalizou 273 leitos.
“Discutimos a necessidade de uma reorganização da Rede de Atenção à Saúde em todo o Estado. Foram ampliados leitos críticos da Área Vermelha e Amarela com previsão de leitos de Terapia Intensiva. Com isso, iremos ampliar o acesso e atender de forma célere às demandas de casos respiratórios”, explicou a diretora de Atenção Especializada em Saúde, Marli Francisca.
Além disso, casos de baixa complexidade, que apresentam sintomas leves, devem ser direcionados para as Unidades Básicas de Saúde. “Pedimos a sensibilização dos gestores para o atendimento aos casos leves nas Unidades Básicas de Saúde, encaminhando para a rede hospitalar somente casos de média e alta complexidade”, salientou Marli Francisca.
Do A8/Lagarto