Previsão indica probabilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe a partir desta quarta-feira

Previsão indica probabilidade de chuvas moderadas a intensas em Sergipe a partir desta quarta-feira

O Governo de Sergipe, através da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), emitiu um alerta informando sobre a alta probabilidade de chuvas e ventos de intensidade moderada a forte que devem atingir o estado a partir das 18h desta quarta-feira (19), com previsão de persistência até as 8h de sábado (22).

O boletim meteorológico indica que, durante esse período, as precipitações podem ser moderadas a intensas, com potencial para acumulados superiores a 50 milímetros (mm). Os ventos devem variar entre 40 e 70 km/h, podendo ocorrer trovoadas e descargas elétricas. A causa dessa instabilidade é a atuação de uma frente estacionária, que deve canalizar um fluxo de umidade persistente ao longo do final da semana, favorecendo o transporte de nuvens convectivas sobre todo o estado.

As regiões do Agreste e Sertão serão as primeiras a sentir os efeitos a partir desta quarta-feira, com maior probabilidade de chuvas e rajadas de vento nessas áreas. Contudo, a partir da quinta-feira (20), feriado do Dia da Consciência Negra, o sistema deve avançar, alcançando todas as regiões de Sergipe e ampliando o risco de acumulados significativos e condições de tempo severo.

A Semac alerta que as chuvas podem gerar acumulados expressivos, representando riscos de acidentes em rodovias, alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamento de pequenos córregos e riachos, além do possível transbordamento dos principais rios e lagoas das áreas afetadas. A Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas da Semac informou que segue monitorando as condições e fornecerá novas atualizações conforme necessário.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *