“Normalmente as vítimas são homens jovens”, diz diretor do IML sobre alta nos sinistros com motociclistas

“Normalmente as vítimas são homens jovens”, diz diretor do IML sobre alta nos sinistros com motociclistas

Nos últimos anos, o Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe tem registrado um aumento no número de mortes relacionadas a sinistros de trânsito, especialmente em rodovias e envolvendo motociclistas.

De acordo com o diretor do órgão, Ronmel Lisboa, a maioria dos casos está ligada a acidentes de alto impacto. “São situações de politraumatismo, com lesões em múltiplas partes do corpo. Normalmente, as vítimas são homens jovens. Quando não há óbito, muitas vezes restam sequelas graves e irreversíveis”, explicou.

Motociclistas representam uma parcela significativa das vítimas, tanto em quedas quanto em colisões. Segundo o diretor, muitos desses acidentes estão relacionados à imprudência, como o uso abusivo de álcool e a falta do capacete. “As principais vítimas são pedestres, motociclistas e ciclistas, por serem mais vulneráveis e não contarem com a proteção de um carro. Por isso, suas lesões costumam ser mais graves”, destacou.

Em 2023, mais da metade das mortes em sinistros de trânsito no estado teve relação com o consumo excessivo de álcool. Esse dado reforça que a imprudência continua sendo um dos principais fatores de risco, resultando não apenas em mortes, mas também em lesões com potencial de causar incapacidade permanente.

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *