Justiça determina interdição do aterro sanitário de Rosário do Catete; 34 municípios são afetados, incluindo Itabaiana
Lixo da cidade serrana será descartado provisoriamente em Itaporanga D’Ajuda
O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe, desembargador Ricardo Múcio, suspendeu nesta segunda-feira, 27, a liminar que permitia o funcionamento do aterro sanitário da Orizon, antiga Estre Ambiental, que fica instalado em Rosário do Catete.
A decisão foi tomada devido a diversas irregularidades, tais como:
1: A vala para resíduos domésticos estava sendo utilizada para dispensa de resíduos de construção civil;
2: O transporte do lixo até o aterro era realizado por uma empresa contratada pela Orizon, que não tinha licença para o transporte;
3: O lençol freático estava sendo contaminado.
Com a decisão, 34 municípios estão sendo afetados, inclusive Itabaiana. Na cidade serrana, os veículos estavam paralisados carregados de lixo em um terreno aguardando uma decisão do Ministério público sobre o descarte.
Até às 14hs da tarde desta segunda-feira, 27, o lixo não havia sido descartado e a coleta da tarde não foi realizada devido os carros estarem carregados.
Na noite desta segunda-feira, o prefeito Adailton Sousa informou à produção da FM Itabaiana que conseguiu uma autorização do MP para descartar o lixo provisoriamente na Termolave, em Itaporanga D’Ajuda.
As coletas que ainda não foram realizadas no município, serão feitas após o descarte total do lixo. O programa Jornal da Manhã desta terça-feira, 27, apresentado por Aélio Santos, trará todos os detalhes a partir das 6hs.
Da 93Notícias