Governo de Sergipe inicia recuperação de estrada e adutora após fortes chuvas em Umbaúba
O Governo de Sergipe mobilizou equipes para restaurar o trecho da estrada vicinal que liga o povoado Guararema, em Umbaúba, e substituir a adutora de 300 milímetros rompida pelas chuvas no início da noite de quinta-feira, 20.
O governador Fábio Mitidieri esteve no local na sexta-feira, 21, ao lado de técnicos da Defesa Civil Estadual, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura (Sedurbi), do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER/SE) e da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso). A prefeita de Umbaúba, Juliana Cardoso, e o secretário da Casa Civil, Jorginho Araujo, também acompanharam a vistoria.
Segundo Mitidieri, as equipes trabalham desde a noite do incidente para restabelecer o abastecimento de água, que deve ser normalizado até sábado, 22. Para prevenir novos danos, será implantada uma passagem molhada no ponto crítico, com início das obras previsto para a próxima segunda-feira.
O secretário de Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, explicou que a recomposição da adutora está vinculada à recuperação da via. O DER lidera as intervenções em conjunto com outros órgãos estaduais.
De acordo com o diretor-presidente da Deso, Luciano Goes, materiais, tubulações e uma nova peça de 300 milímetros já estão no canteiro de obras para acelerar a substituição da adutora.
Outros municípios afetados
A Defesa Civil de Sergipe também registrou alagamentos em Lagarto e Cristinápolis, com interrupções no tráfego e prejuízos em áreas baixas. O coordenador estadual do órgão, tenente-coronel Luciano Queiroz, informou tendência de redução das precipitações, mas mantém o alerta para chuvas moderadas e descargas elétricas nos próximos dias.
Da 93Notícias