Chesf anuncia redução na vazão da Hidrelétrica de Xingó e Sobradinho a partir de hoje, 3
A Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), divulgou na última quarta-feira (01), que a vazão da Usina Hidrelétrica de Xingó começa a ser reduzida de forma gradativa nesta sexta-feira (03). O aumento aconteceu nas primeiras semanas do ano e modificou a vida das áreas ribeirinhas do Baixo São Francisco.
Segundo a Chesf, a vazão, que atualmente está em 4.000 m³/s, passa para 3.500 m³/s a partir de hoje. Já no sábado, deve reduzir para 3.000 m³/s. A companhia afirma ainda que esses valores correspondem a defluência total, que pode ser turbinada ou vertida, a depender da necessidade de atendimento ao Sistema Interligado Nacional – SIN.
De acordo com a empresa, a situação hidrológica está sendo avaliada com frequência, portanto esses valores acima podem sofrer alterações. Principalmente em função das chuvas e vazões na Bacia do Rio São Francisco.
Com o aumento da vazão na Usina Hidrelétrica de Xingó no último dia 12 de janeiro, 13 municípios sergipanos foram afetados pelo aumento do volume de água – Amparo do São Francisco, Brejo Grande, Canhoba, Canindé do São Francisco, Gararu, Ilha das Flores, Neópolis, Nossa Senhora de Lourdes, Poço Redondo, Porto da Folha, Propriá, Santana do São Francisco e Telha.
Do A8/Lagarto