Bilhetagem eletrônica facilita vida de passageiros de ônibus na Grande Aracaju
A bilhetagem eletrônica começou em Aracaju e Região Metropolitana no ano de 2007, ou seja, 16 anos de implantação no transporte público coletivo sergipano. Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e do AracajuCard, mostram que antes da exclusividade do pagamento por meio eletrônico, apenas 10% dos passageiros utilizavam dinheiro para pagar passagem, e já preferiam o pagamento digital. Hoje em dia, esse número ficou ainda menor, já que cerca de 99,8% dos usuários utilizam a bilhetagem eletrônica. São mais de 100 mil deslocamentos por dia no transporte público. Atualmente, a tarifa custa R$ 4,50.
A jornalista Camilla Araújo utiliza o transporte público diariamente para ir ao trabalho e em momentos de lazer. Para ela, a bilhetagem eletrônica auxiliou na rotina, além de trazer mais segurança. “Hoje, com essa tecnologia, fica muito mais fácil e tranquilo. Me sinto muito mais segura. O cartão proporciona uma viagem até mais rápida, porque quando as pessoas estão com o cartão é bem mais prático do que quando o motorista tem que receber dinheiro e passar o troco. Sem dúvidas, deixa a viagem mais prática”, afirma.
A superintendente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), Raíssa Cruz atribui com um dos fatores a queda nos assaltos a ônibus devido à inserção da bilhetagem eletrônica. “Os dados indicam que entre os anos de 2016 e de 2021, houve uma redução de 97% na incidência dos roubos aos ônibus coletivos. Em 2016, a média de assaltos era de 130 casos por mês. Em 2022, os números caíram para seis registros mensais. O resultado positivo é consequência de uma parceria entre as forças policiais e as inovações oferecidas pelo Setransp”, ressalta.
A estimativa da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU) é de que mais de 80%, dos 2,7 mil municípios atendidos por transporte coletivo, contam com algum tipo de bilhetagem eletrônica. A cidade de Campinas, em São Paulo, foi a primeira a introduzir a bilhetagem eletrônica no sistema de cobrança de passagens. Na capital sergipana, desde fevereiro de 2023 que a tecnologia foi ampliada e os ônibus que circulam na capital passaram a aceitar o pagamento apenas na categoria pré-pago, através dos cartões pré-pago, vale-transporte, passe-escolar ou de gratuidade.
Mira Marques, universitária, precisa do transporte coletivo para se deslocar e tem percebido os avanços nos últimos anos, principalmente quando se fala em segurança e mobilidade. “Antes todo mundo ficava mais temeroso ao precisar pagar a passagem com dinheiro, a insegurança era muito maior. Hoje, me sinto mais sossegada, consigo ir e vir mais em paz, além de tornar o pagamento mais célere, já que basta aproximar o cartão na máquina e a catraca é liberada”, pontua.
Assim como ela, o estudante Cauã usufrui do cartão Mais Aracaju Escolar para se deslocar todos os dias de sua casa para escola.“Uso meu cartão sempre, é bem melhor do que andar com dinheiro, me sinto mais seguro. Fora que é uma tecnologia bem bacana, que ajuda a acelerar nossas viagens, já que não precisamos esperar”, elogia.
Produzido em PVC, o cartão Mais Aracaju possui o mesmo formato dos cartões de créditos. Já a tecnologia utilizada é a contactless, que possibilita cartões inteligentes a fazerem o pagamento por aproximação. Apesar do dispositivo já ter sido disseminado entre os usuários, aqueles que ainda não tiverem o cartão, podem adquirir gratuitamente. Já a segunda via, custa o valor de cinco tarifas, ou seja, R$ 22,50 no total.
De acordo com o diretor da AracajuCard, José Carlos Amâncio, já foram distribuídos mais de 150 mil cartões, o triplo do número de passageiros que necessitam utilizar a bilhetagem eletrônica. Ele ressalta, ainda, sobre as vantagens percebidas desde o aumento da adesão pelo sistema.
Amâncio
Facilidade nas recargas
Dentre as modalidades de venda de passagem, atualmente a mais utilizada pelos usuários do sistema, segundo dados mais recentes do AracajuCard, é a compra feita nos agentes comerciais (66,1%), seguido pelos ATM’s (18,4%), aplicativo Recarga Pay (10,9%) e demais pontos de vendas (4,6%). No entanto, recentemente, os terminais de auto atendimento estão desativados de forma temporária.
“Até mesmo no meio do dia a dia, consigo recarregar. Na pressa da rotina, é importante ter um leque de possibilidades para serviços que necessitamos constantemente. Às vezes, enquanto espero um ônibus, resolvo algo, já consigo agilizar a recarga. A agilidade é importante para nós trabalhadores que temos uma vida bastante corrida”, expressa Camilla.
De acordo o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Município de Aracaju (Setransp), o cartão Mais Aracaju, destinado ao pagamento da tarifa do transporte público na Grande Aracaju, pode ser solicitado nos pontos de venda ou com um dos agentes comerciais espalhados pela capital sergipana. “Temos em torno de 150 agentes distribuídos em 60 pontos de vendas, que eles têm cartão disponível quando o usuário chega”, reforça Amâncio.
Além disso, há a possibilidade do usuário solicitar o cartão via WhatsApp, através do número (79) 3045-2550.
Do A8/Lagarto