Ambulatório de Curativos do Centro de Endocrinologia e Diabetes aumenta número de atendimentos

Ambulatório de Curativos do Centro de Endocrinologia e Diabetes aumenta número de atendimentos

 

O Ambulatório de Curativos do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde) tem sido cada dia mais procurado. Graças ao processo de reorganização do serviço, implementado desde o início da atual gestão, o número de pacientes cresceu significativamente. O setor, que antes registrava uma média de 150 a 200 atendimentos por mês, contabilizou 379 atendimentos somente no mês de julho.

De acordo com a responsável técnica do Ambulatório de Curativos, Erica Fernanda, o sucesso na evolução do tratamento, viabilizado a partir das estratégias adotadas pela coordenação da unidade com a utilização de novas tecnologias e captação de pacientes, resultou em uma divulgação entre os próprios usuários do serviço, o que contribuiu para o aumento da demanda.

“Passamos por um processo de reorganização no Ambulatório, trazendo novas tecnologias, um novo plano de ação para os pacientes e a efetividade de altas. Fomos tratando os pacientes, traçando estratégias, envolvendo-os mais no serviço, captando também os pacientes que iniciavam e não davam continuidade ao tratamento, e o resultado foi a ampliação do serviço”, ressaltou.

Uso de tecnologia de ponta

A coordenadora da unidade, Kelly Ribeiro, destacou que o Ambulatório de Curativos atende pacientes provenientes das unidades referenciadas do Ipesaúde, a exemplo do Hospital de Cirurgia, do Hospital São José, do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e do Centro de Especialidades do Instituto.

Além disso, no local também são assistidas demandas espontâneas, a exemplo de pessoas que chegam na unidade com alguma ferida e precisam realizar a troca de curativo. “Atualmente temos aumentado a assistência pela qualidade do serviço que está sendo executado no Centro. As enfermeiras que atuam no setor têm realizado uma boa administração do manejo do curativo, e isso tem refletido na maior demanda do ambulatório”, avaliou.

Conforme Kelly Ribeiro, essa prestação de serviço diferenciada se dá porque o paciente atendido no Ambulatório de Curativos passa por uma avaliação geral. “Ao receber os pacientes, nós não só realizamos a troca do curativo, como também orientamos sobre a importância do cuidado com a saúde, encaminhamos ao médico, em caso de necessidade, e, se tratando de uma questão de educação alimentar, ele pode marcar na unidade a consulta para o nutricionista. É um trabalho integral. Nós olhamos não só para o tratamento da ferida, mas para o paciente como um todo, porque é esse tratamento integral que vai resultar na cura da lesão”, detalhou a coordenadora.

Ela também chamou atenção para o tipo de material utilizado, que são curativos com tecnologias mais avançadas, o que tem facilitado o tratamento. “O uso dos curativos com tecnologia de ponta está auxiliando para uma evolução muito mais rápida dos pacientes, que têm recebido alta de forma mais célere”, enfatizou.

Satisfação com o serviço

O paciente Jaleel Santos Leite, que tem diabetes, está realizando o tratamento de uma ferida vascular na perna no Ambulatório de Curativos do Centro de Endocrinologia e Diabetes desde o início do mês de junho. Segundo ele, após realizar duas cirurgias, procurou a unidade para dar continuidade ao tratamento. “Fui muito bem recebido por toda a equipe do Centro. O tratamento é nota mil para mim, bacana mesmo, não tenho o que falar”, disse. Ele acrescentou que a evolução é visível e que espera receber alta médica em breve.

Durante as consultas, o paciente sempre é acompanhado pelo seu filho, Márcio Wesley, que também elogiou o atendimento. “Aqui são vistas todas as questões: alimentação, remédios, as enfermeiras fazem perguntas sobre como é realizada em casa a limpeza da área afetada, elas estão atentas a todos os detalhes”, considerou.

Treinamento

Capacitar a equipe de profissionais que atua no Centro de Endocrinologia e Diabetes é uma das prioridades da gestão. De acordo com a coordenadora Kelly Ribeiro, a unidade sempre realiza treinamentos, com o intuito de levar mais conhecimentos aos profissionais.

Na última sexta-feira, 18, enfermeiros, técnicos de enfermagem e nutricionistas do Centro participaram de um treinamento com uma empresa fornecedora de curativos. O objetivo da iniciativa foi instrumentalizar os profissionais que fazem o manuseio da troca de curativos nos pacientes que vêm à unidade. “Foi um momento para que eles pudessem conhecer novas técnicas e se aprimorar ainda mais no seu fazer profissional”, afirmou a coordenadora.

O facilitador do treinamento, Rodrigo Machado Pinheiro, enfermeiro estomoterapeuta, que é especialista em feridas e assessor técnico da empresa fornecedora de curativos, explicou que o intuito da ação foi atualizar os profissionais sobre o gerenciamento da ferida infectada, para que eles tenham mais eficácia no tratamento das lesões.

Na oportunidade, ele abordou o gerenciamento da ferida infectada e também treinou a equipe para a utilização correta dos produtos. “As evidências científicas se atualizam muito rápido, e a nossa empresa trabalha com tecnologia de ponta. O Centro já tem essa tecnologia e, para que ela seja efetiva, a gente precisa da atualização do profissional, para que ele entenda qual é a forma certa de utilizar os produtos”, ressaltou.

O treinamento ainda contou com manequins, que foram usados para fazer as demonstrações. “A pessoa tem que entender não só a teoria, como também precisa aprender como realizar os procedimentos na prática”, disse.

Para a enfermeira Verônica Milena Vieira Santos, o treinamento foi uma oportunidade para a equipe se atualizar. “Precisamos de atualizações para melhorar o nosso atendimento. Feridas infectadas são as nossas maiores demandas no Ambulatório de Curativos, e novos conhecimentos são o que a gente mais necessita. O treinamento é essencial, e poder fazer isso no nosso próprio trabalho é muito bom”, pontuou.

A enfermeira Géssica Souza dos Santos também trabalha no Ambulatório de Curativos. Ela contou que o treinamento foi muito importante, considerando a ação fundamental para conhecer a especificidade de cada cobertura. “É importante que a gente esteja sempre treinado, recebendo informações novas, porque o mercado sempre abrange novas coberturas, e a atualização quanto a isso é primordial. Sai ganhando não só o profissional, mas principalmente o paciente, porque tudo é feito para dar uma melhor qualidade de vida a ele”, ponderou.

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

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