SUS amplia tratamento para dermatite atópica no Brasil

SUS amplia tratamento para dermatite atópica no Brasil

 

Nesta terça-feira (27), foram publicadas três portarias no Diário Oficial da União que ampliam o tratamento para dermatite atópica pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Os documentos oficializam a incorporação na rede pública de duas pomadas para a pele, tacrolimo e furoato de mometasona, além de um medicamento oral para o tratamento da doença, o metotrexato.

Segundo o Ministério da Saúde, o tacrolimo tópico e o furoato de mometasona poderão ser usados para tratar pessoas que não podem usar corticoides ou que tenham resistência aos tratamentos disponíveis. Por ser um medicamento de alto custo, seu acesso era mais restrito.

Entenda

Doença não contagiosa, a dermatite atópica é uma condição genética e crônica caracterizada principalmente por coceira intensa e pele ressecada, que afeta especialmente as áreas de dobras do corpo, como a parte frontal dos cotovelos, atrás dos joelhos e o pescoço.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *