SE aguarda chegada de vacinas para definir cronograma de crianças
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) aguarda somente o envio de vacinas por parte do Ministério da Saúde para iniciar a campanha de vacinação nas crianças entre 5 e 11 anos. De acordo com a pasta, o cronograma de imunização dependerá do quantitativo de doses a serem destinadas a Sergipe.
Segundo a enfermeira de imunização da SES, Ana Lira, o estado poderá adotar a vacinação por faixa-etária ou primeiro em crianças com comorbidades e deficiências permanentes graves.
“Depende muito da quantidade de vacinas que iremos receber neste primeiro momento. Dependendo do volume que for delegado para Sergipe, é que vamos fazer esse norteamento dessa quantidade por municípios. Dependendo dessa quantidade podemos trabalhar grupos por faixa-etária, reduzindo gradativamente como fizemos na população adulta, ou a depender, se for uma pequena quantidade, também podemos trabalhar com grupos que tenham comorbidades e deficiências permanentes graves. Mas já estamos com as duas planilhas prontas”, explica Ana.
Sem prescrição médica
A SES em reunião extraordinária realizada com o Colegiado Intergertores Estaduais (CIE) definiu não aderir o uso da prescrição para a vacinação de crianças de 05 a 11 anos. Assim, qualquer criança que chegar à Unidade Básica de Saúde acompanhada do responsável, pode ser vacinada.
Previsão de chegada das vacinas
De acordo com o Ministério da Saúde, as doses chegam ao país a partir do dia 13 de janeiro. Ainda em dezembro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a utilização da vacina Pfizer, para crianças de 5 a 11 anos. O intervalo entre a primeira e segunda dose será de oito semanas. As vacinas embora sejam do mesmo tipo das utilizadas em adultos, no caso das crianças, terá algumas particularidades, como uma rotulagem diferente, contendo uma dosagem menor.
por João Paulo Schneider
Com informações Infonet