Prefeitura de Socorro realiza ação do Janeiro Branco no Minishopping
A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou na manhã desta quinta-feira, 27, uma ação em alusão ao Janeiro Branco. Os profissionais do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Infantil São Domingos Sávio abordaram os funcionários e as pessoas que estavam circulando no Minishopping São Brás, para dialogar rapidamente sobre a necessidade do cuidado com a saúde mental. Além disso, os profissionais também distribuíram máscaras e pipocas para ressaltar a importância do cuidado com o próximo.
A pedagoga do CAPS Infantil, Maria Claudinete dos Santos, destaca como a ação foi planejada. “O local foi escolhido justamente por estar próximo do CAPS que trabalhamos e também por ser um centro comercial, local onde encontramos várias pessoas, que estão trabalhando ou resolvendo algo. O intuito foi ressaltar para todas as pessoas que abordamos, a necessidade de cuidar da mente, pois muitas vezes o cuidado com a saúde mental passa despercebido, as pessoas até buscam o cuidado para o físico, mas esquecem da mente. O trabalho de hoje foi gratificante, encontramos pessoas de diversas faixas etárias e com realidades totalmente diferentes. Poder conversar com cada uma delas e incentivar o cuidado com a mente foi muito bom. Sensação de dever cumprido”, ressalta a coordenadora.
A dona de casa, Maria Patrícia dos Santos, 32 anos, estava no shopping acompanhada da mãe e da filha. Ela destaca que as dicas dos profissionais foram importantes para relembrar cuidados básicos com a saúde mental, que fazem a diferença. “A iniciativa foi muito importante, pois trouxe uma lembrança de que preciso cuidar da mente também, principalmente, no meu caso, que tenho uma filha pequena, e acaba não sobrando tempo para cuidar de mim. Algo simples, como tirar um tempo para si próprio acaba caindo no esquecimento e isso foi lembrado na conversa que tive com os profissionais. A partir de hoje vou começar a praticar as dicas que me deram, nem que seja em um curto espaço de tempo do meu dia”, disse Maria Patrícia.