Prefeitura de Socorro orienta comerciantes da Orlinha do São Braz sobre o Decreto Estadual que trata do Carnaval
A Prefeitura de Socorro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou, na manhã desta quarta-feira, 16, uma reunião com o 5º Batalhão da Polícia Militar, comandado pela major Manuela, para definir as orientações necessárias que devem ser repassadas para os donos de bares e restaurantes, a respeito do cumprimento do Decreto Estadual, diariamente e, principalmente, no período do Carnaval.
O município de Nossa Senhora do Socorro não atingiu 75% da população vacinada com a segunda dose, por isso, não está permitida a realização de eventos de grande porte. Para evitar que haja descumprimento do Decreto, incluindo aglomerações, a Vigilância Sanitária Municipal (Visam) realizou, na manhã desta quinta-feira, 17, uma fiscalização educativa nos bares e restaurantes localizados na Orlinha do São Braz, um dos principais pontos turísticos do município.
A coordenadora da Visam, Caroline Moura, destaca que o trabalho de conscientização desenvolvido pelos profissionais gera efeitos positivo. “As equipes estão reforçando a necessidade que os donos de estabelecimento precisam continuar mantendo, em relação às medidas sanitárias, exigindo e cumprindo os protocolos de biossegurança contra a Covid-19. Percebemos que as orientações surtem efeitos positivos, pois, por meio do diálogo com os comerciantes, eles entendem e colaboram. Em relação ao novo Decreto, notificamos, de forma educativa, para que todos saibam o que pode ou não ser feito no período do carnaval”, enfatiza a coordenadora.
O proprietário de um bar, Edvaldo Oliveira Bastos, faz o gerenciamento do estabelecimento há cerca de cinco anos. Ele destaca as medidas que estão sendo adotadas durante a pandemia. “Estamos mantendo o distanciamento das mesas, sempre informando as medidas de segurança para que os clientes se conscientizem e não se aglomerem. A programação do carnaval já foi elaborada, apostando no básico, com um repertório que não envolve músicas dançantes, com o objetivo de não provocar aglomerações. Além disso, cumprimos diariamente as orientações da Vigilância Sanitária, mantendo os alimentos reservados em recipientes com tampas, fazendo o uso da luva e dos equipamentos de segurança”, disse o proprietário.
As visitas da Visam são realizadas constantemente. A proprietária de um bar há mais de 35 anos, Ana Kátia dos Santos, ressalta que admira o trabalho e sempre faz questão de receber as equipes no estabelecimento. “As visitas da Vigilância Sanitária são muito importantes, porque estão sempre fiscalizando e garantindo a segurança dos profissionais e dos clientes. Recebemos orientações sobre a manipulação dos alimentos e a higienização de todo o ambiente. Ainda continuo com uma boa expectativa para o carnaval, claro que sem aglomerar, porque para mim, a prioridade é a saúde dos clientes. Seguirei todas as orientações”, destaca Ana Kátia.