Filômetro: serviço continua ativo e permite monitorar filas nas UBSs
Com o objetivo de evitar aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Hospitais municipais, a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) segue com o Filômetro, que monitora e otimiza a prestação do serviço, garantindo que o cidadão não enfrente filas para ser atendido.
“O Filômetro foi criado como uma das medidas previstas no Plano de Contingência para o enfrentamento à H3N2. A estratégia foi tão exitosa que seguimos com a ferramenta, orientando e facilitando a situação das filas para os usuários na rede municipal”, explica o coordenador de Inovação e Gestão Estratégica da SMS, Seif Brito.
Acesso e atualização
A ferramenta pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, no endereço eletrônico filometro.aracaju.se.gov.br, onde é possível verificar a situação das filas, as quais estão classificadas em três níveis, bem como o endereço de cada unidade de saúde.
“Nas UBSs há pouca fila com atendimento de até 10 pessoas, fila moderada quando estão sendo atendidas entre 11 e 30 pessoas e fila intensa quando o fluxo supera 31 pessoas. Já nos hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, o atendimento é considerado baixo com até 30 pessoas, moderado quando atende entre 31 e 60 pessoas e intenso quando mais de 60 pessoas estão sendo atendidas”, detalha.
Fonte: AAN