Esta alteração nas cordas vocais pode indicar câncer de laringe

Esta alteração nas cordas vocais pode indicar câncer de laringe

 

Em 2022, o Brasil registrou 7.790 novos casos de câncer de laringe, sendo 6.570 homens e 1.220 mulheres, conforme o INCA

A rouquidão frequente pode ser mais do que um incômodo passageiro. Isso porque ela pode ser um sinal do crescimento de um tumor na laringe, especialmente quando acompanhada de outros sintomas como sensação de nó na garganta, dificuldade para engolir e facilidade para engasgar.

Embora seja comum associar a rouquidão a causas mais simples, como gripes e resfriados, refluxo, estresse ou mau uso da voz, negligenciar esse sintoma pode ser um erro grave.

Rouquidão é sinal de alerta

A alteração na voz é o principal indício de câncer na laringe, sendo mais comum em homens acima de 40 anos, especialmente naqueles expostos ao fumo e ao álcool.

A persistência da rouquidão por mais de duas semanas é considerada um alerta, e após um mês, torna-se uma necessidade absoluta procurar um especialista.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, para cada ano do triênio 2023-2025, ocorrerão aproximadamente 7.790 novos casos de câncer de laringe no Brasil.

Diante da alta mortalidade associada aos cânceres de boca e laringe, decorrente principalmente do diagnóstico tardio no Brasil, é fundamental estar atento aos sintomas e buscar cuidados médicos precocemente. Em estágios iniciais, a chance de cura desses tumores é de 90%.

Mais sintomas do câncer

Outros sinais do câncer de laringe incluem:

tosse seca e constante;
alteração na qualidade da voz;
disfagia leve (dificuldade de engolir);
dor de garganta ou de ouvido;
sensação de “caroço” na garganta;
perda de peso sem motivo aparente;
disfagia mais acentuada e dispneia (dificuldade para respirar ou falta de ar);
nódulo (caroço) no pescoço.
O que causa câncer de laringe?
O fumo e o consumo de bebidas alcoólicas são fatores de risco significativos para o desenvolvimento de câncer na laringe, e a combinação desses hábitos aumenta exponencialmente o perigo.

Além disso, estresse, mau uso da voz e excesso de gordura corporal (sobrepeso e obesidade) também aumenta o risco da doença.

Além de evitar esses fatores de risco, a adoção de uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, também é uma medida preventiva recomendada pelos especialistas.

Como prevenir a doença?

Não fumar;
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
Manter o peso corporal adequado;
Evitar falar muito alto e sem pausas pois isso causa os chamados calos vocais;

Por fim, pacientes com câncer de laringe que continuam a fumar e a beber têm probabilidade de cura reduzida e aumento do risco de aparecimento de um segundo tumor na área de cabeça e pescoço. O diagnóstico do câncer da laringe se dá por meio do exame laringoscopia.

Do CL

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *