Crianças acima de 5 anos já podem tomar a 3ª dose da Pfizer em Aracaju
A Prefeitura de Aracaju ampliou nesta sexta-feira (06), o esquema vacinal contra a covid-19 para crianças de cinco a 11 anos de idade. Agora, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), crianças nessa faixa etária poderão tomar a terceira dose da Pfizer pediátrica.
Antes, apenas pessoas com 12 anos ou mais podiam completar o esquema vacinal com três doses e, com a ampliação, agora todas as pessoas acima de 12 anos fazem parte desse grupo. Segundo a SMS, a decisão de ampliar a faixa etária veio a partir da comprovação da segurança do imunizante.
“Com a publicação de estudos comprovando a segurança e a eficácia da Pfizer pediátrica em crianças de 5 a 11 anos de idade, decidimos ampliar a faixa etária para a aplicação desse primeiro reforço. Além disso, esses experimentos demonstraram um aumento de 36 vezes nos títulos de neutralização da variante ômicron após uma terceira dose dessa vacina, em comparação com apenas duas aplicações, o que reforça a necessidade da ampliação do calendário para manter altos os níveis de proteção contra o vírus nessa faixa etária”, argumenta a secretária da SMS, Waneska Barboza.
O intervalo da Pfizer pediátrica para crianças de cinco a onze anos é de oito semanas entre a primeira (D1) e a segunda dose (D2), e de quatro meses entre a segunda e a terceira (D3). Já para as que se vacinaram com a CoronaVac, o intervalo é de quatro semanas entre a D1 e a D2, e de quatro meses entre a D2 e a D3.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Aracaju, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Do A8/Lagarto