Covid-19: Mais de 280 mil aracajuanos estão com esquema vacinal incompleto

Covid-19: Mais de 280 mil aracajuanos estão com esquema vacinal incompleto

Apesar da campanha de vacinação contra a covid-19 ter sido iniciada há dois anos, em Aracaju, 285.616 pessoas estão com o esquema vacinal incompleto. Isso conforme o último balanço feito pela prefeitura, divulgado nesta quarta-feira (26).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 159.984 pessoas com cinco anos ou mais estão atrasadas com relação à terceira dose, e 125.632 pessoas com 18 anos ou mais atrasaram a quarta dose.

Mesmo que Aracaju tenha 593.023 pessoas que garantiram a primeira dose, a SMS reforça a importância de completar o esquema vacinal, já que o vírus segue em circulação.

A secretária da SMS, Waneska Barbosa, destaca que desde que a campanha de imunização foi iniciada, é possível observar o movimento de controle da doença, o qual está diretamente ligado ao avanço da vacinação. 

“Sabemos que essas vacinas têm estudos que as embasam, estudos de eficiência e eficácia da própria vacina. É importante as pessoas terem consciência que a vacina faz com que o organismo dispare mecanismos de proteção do sistema imunológico, que são proteções periódicas. Ainda não existe um estudo que demonstre, por exemplo, como no caso da vacina da gripe, que seja preciso vacinar uma vez por ano. Então, por isso, é necessário que a gente faça os reforços. Porém, estudos demonstram que quando você faz os reforços, quando há indicação, existe uma redução significativa do número, principalmente, de pessoas que recorrem a uma unidade de saúde” , afirmou Waneska. 

Para se vacinar, todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade estão à disposição da população, de segunda a sexta-feira. Ainda, é possível receber o imunizante nos três shoppings da capital, aos sábados.

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *