Carro da Vacina percorrerá bairros com menos pessoas vacinadas
A partir da próxima segunda-feira, 10, o ‘Carro da Vacina’, ação itinerante da Prefeitura de Aracaju, coordenada pela Secretaria Municipal da Saúde, percorrerá os bairros com maior população que ainda não completou o esquema vacinal. Para ter acesso à dose do imunizante (D1, D2 ou dose de reforço), basta ter idade acima de 12 anos, apresentar cartão de vacinação, comprovante de residência de Aracaju e documento com foto.
O bairro Santa Maria será o primeiro contemplado nessa nova fase da vacinação itinerante. Entre os dias 10 e 14 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 17h, o carro da vacina percorrerá ruas, avenidas e travessas do bairro. São cerca de cinco mil pessoas que ainda não receberam a segunda dose nessa localidade, onde a maior taxa de absenteísmo está nas idades de 18 a 29 anos (28%); 12 a 17 anos (26%); e de 30 a 39 anos (18%).
“Desde o mês passado, colocamos em prática essa estratégia da vacinação itinerante nos bairros da cidade, e paralelo a essa ação, mantemos a vacinação contra a covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde. Reforçamos a importância de se proteger contra o coronavírus, se vacinando e mantendo as medidas sanitárias, principalmente com uso da máscara e distanciamento social”, orienta a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza.
Atualmente, em Aracaju, 521.470 pessoas receberam a primeira dose contra a covid-19, e 475.908 foram vacinadas com a segunda. Das 44 Unidades Básicas de Saúde que aplicam a D1, D2 e a dose de reforço, 40 funcionam das 8h às 16h e outras quatro ficam com a sala de vacina abertas até as 18h.
População vacinável
Estão aptas a receber a primeira dose as pessoas com idade a partir dos 12 anos, residentes em Aracaju. Para a segunda dose, as pessoas vacinadas com a CoronaVac recebem após o intervalo de 28 dias; e com a AstraZeneca, depois de cumprir o intervalo de 90 dias. Já as pessoas vacinadas com a Pfizer, recebem a D2 após o intervalo de 21 dias.
Para a dose de reforço, independente de qual imunizante recebido (CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer ou Janssen), a pessoa deve contar o intervalo de quatro meses a partir da data da sua segunda dose ou dose única (Janssen).
Pessoas imunocomprometidas recebem a primeira dose de reforço 28 dias após ter recebido a segunda dose. Já a segunda dose de reforço dos imunocomprometidos é aplicada quatro meses após a data do primeiro reforço.
Confira por onde o carro da vacina irá passar no bairro Santa Maria:
Avenida Anchieta (fundo com o Rio Pitanga)
Travessa B
Travessa C
Rua Canal Santa Maria (com o Rio Pitanga)
Avenida Alexandre Alcino
Condomínio Veredas I, II e III
Condomínio Vivendas do Marivan
Rua Vinicius de Moraes
Rua Padre Pedro
Rua Airton Senna
Rua da Paz
Rua Brasil
Rua Maestro Tom Jobim
Rua Ana Lu
Rua São Luiz
Rua Projetada (Parque das Árvores)
Rua Projetada (Encantos do Sul)
Rua Ubatã
Avenida Tiradentes
Rua Nossa Senhora do Carmo
Rua São Jorge
Rua Santa Clara
Travessa F
Travessa Da Paz
Rua São Vicente
Avenida Anchieta
Rua Vitória
Rua Vale do Amanhecer
Travessa Rosa Azul
Rua B
Rua C
Rua D
Rua da Curva
Rua Nova Liberdade
Rua Agnaldo Dantas
Subida e Descida do Morro
Rua Nova Liberdade
Rua Residencial
Rua A8
Rua A9
Rua A10
Rua A11
Rua A12
Rua A13
Rua A14
Rua 37
Rua 38
Rua 39
Rua 44-1
Rua Brasil
Rua Contorno
Fonte: AAN
Com informações Infonet