Aracaju receberá testes rápidos para monitoramento da Covid-19
O município de Aracaju se prepara para receber novos kits de testes rápidos para o monitoramento do novo coronavírus (Covid-19). De acordo com a administração municipal, o Ministério da Saúde, atendendo a um pleito do Consórcio Conectar – uma mobilização liderada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) – inicia nesta sexta-feira, 14, o envio de mais de 15 milhões de testes rápidos a todos os estados brasileiros, para o controle e monitoramento da covid-19 nos municípios.
No último dia 5, prefeitas e prefeitos que integram o Conectar encaminharam ofício ao Ministério da Saúde solicitando apoio para intensificar a testagem nas cidades como medida de contenção do contágio e da circulação de novas variantes do vírus, a exemplo da Ômicron.
Presidente da FNP, o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, destaca que o atendimento desta demanda dos municípios é mais uma importante conquista do Conectar, consórcio formado, inicialmente, para agilizar a compra de imunizantes contra a covid-19, mas cujo raio de atuação foi ampliado para aquisição de insumos e medicamentos para a saúde.
“Estamos muito satisfeitos com o envio destes testes, uma vez que a testagem é fundamental para o enfrentamento da pandemia. Em Aracaju, nossas unidades de atendimento para síndromes gripais já têm realizado a testagem e a chegada de novos testes vai fortalecer o nosso trabalho e assegurar o controle e monitoramento do vírus”, comemora o prefeito Edvaldo.
Consórcio Conectar
Liderado pela Frente Nacional de Prefeitos, o Consórcio Conectar é uma mobilização inédita que propõe soluções inovadoras para a gestão da saúde. Congrega mais de 2.000 cidades de todo o país e representa os interesses de mais de 150 milhões de brasileiros, consolidando-se como o maior consórcio público de saúde do país.
Fonte: PMA
Com informações Infonet