Anvisa determina recolhimento de lote de vinagre de maçã da marca Castelo
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta quarta-feira (26), a suspensão da comercialização, distribuição e uso, bem como o recolhimento imediato, de um lote específico de vinagre de maçã da marca Castelo.
A medida foi tomada após o Laudo de Análise Fiscal Definitivo, emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) do Distrito Federal, reprovar o produto no ensaio de pesquisa quantitativa de dióxido de enxofre.
Segundo a agência reguladora, a informação incorreta no rótulo sobre a quantidade dessa substância representa um risco à saúde. A presença de dióxido de enxofre, quando não identificada ou informada incorretamente, pode provocar reações alérgicas graves em pessoas sensíveis a esse composto químico.
Confira os dados do lote afetado
O consumidor deve ficar atento às informações da embalagem. A determinação da Anvisa atinge apenas o lote abaixo:
• Produto: Vinagre de Maçã
• Marca: Castelo
• Lote: 12M2
• Data de fabricação: 25/03/2025
• Data de validade: 25/09/2026
O que diz a empresa
Em nota oficial, a Castelo Alimentos S.A. informou que está cumprindo a determinação da Anvisa e adotando todas as medidas necessárias para o recolhimento do lote 12M2.
“Reforçamos nosso compromisso com a qualidade, segurança e transparência, valores que norteiam nossa atuação ao longo de 120 anos de história, pois sabemos que o consumidor confia em nossa marca pela consistência e pelo cuidado com a excelência”, declarou a empresa.
Da 93Notícias