Anvisa aprova vacina de dose única contra a dengue do Butantan

Anvisa aprova vacina de dose única contra a dengue do Butantan

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta quarta-feira (26) o registro da Butantan-DV, vacina de dose única contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. O imunizante poderá ser aplicado em pessoas de 12 a 59 anos, tornando-se a primeira vacina do mundo contra a doença com esquema de apenas uma aplicação.

Oferta inicial de 1 milhão de doses

O Butantan informou que dispõe de 1 milhão de doses prontas para distribuição imediata. A expectativa é alcançar mais de 30 milhões de unidades disponíveis até meados de 2026.

O Ministério da Saúde pretende incorporar o produto ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para iniciar a campanha de vacinação no início de 2026.

Eficácia comprovada

A aprovação baseou-se em cinco anos de acompanhamento de voluntários do ensaio clínico de fase 3. Entre participantes de 12 a 59 anos, a eficácia geral foi de 74,7%, chegando a 91,6% contra casos graves ou com sinais de alarme e a 100% na prevenção de hospitalizações. A vacina contém os quatro sorotipos do vírus da dengue e demonstrou segurança tanto em quem já teve a infecção quanto em indivíduos sem contato prévio com o vírus.

Expansão global da doença

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Renato Kfouri, o novo imunizante pode beneficiar populações de outros países, especialmente em regiões tropicais, onde a dengue avança em razão do aquecimento global e de alterações no regime de chuvas. Atualmente, mais da metade da população mundial vive em áreas de risco.

Impacto no Brasil

Em nota, o diretor do Instituto Butantan, Esper Kallás, classificou a aprovação como “um feito histórico” para a ciência e a saúde no Brasil. Segundo o Ministério da Saúde, o país registrou 6,5 milhões de casos prováveis de dengue em 2024 — quatro vezes mais que em 2023. Em 2025, até meados de novembro, foram notificados 1,6 milhão de casos; desde o início dos anos 2000, mais de 20 milhões de brasileiros contraíram a doença.

Com o avanço das mudanças climáticas e a consequente proliferação do mosquito transmissor, especialistas consideram a vacinação peça fundamental no controle da dengue e de outras arboviroses.

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *