Alunas do Mulheres Mil fazem exames preventivos no Hospital de Amor
A iniciativa faz parte projeto de cuidado com a saúde feminina do programa
Na última segunda, 10, as alunas do Programa Mulheres Mil/IFS/PRONATEC, do curso de Agente Cultural em Estância, participaram da 2° edição do evento “Momentos de autocuidado”. A ação integra as atividades multidisciplinares do programa que garantem orientações sobre a saúde feminina.
Com acompanhamento e transporte disponibilizados pelo Instituto Federal de Sergipe, as alunas foram conduzidas ao Hospital de Amor, localizado em Lagarto, para a realização de exames de Mamografia e Papanicolau. Na unidade hospitalar, as mulheres foram acolhidas pela equipe de prevenção e assistência para a realização dos exames e orientações de saúde feminina.
Segundo a coordenadora geral do Mulheres Mil, Profª Dra. Mariana Barreto, a ida das alunas para realização dos exames é um ato de resistência e empoderamento, pois muitas delas lidam com a falta de informação sobre seus corpos.
PREVENÇÃO
No acolhimento, elas foram informadas sobre a importância da realização de seus exames periodicamente: em que o exame de Papanicolau, conhecido como exame de lâmina, é feito em mulheres anualmente, com idade entre 25 a 64 anos, com o objetivo do diagnóstico precoce do câncer de colo do útero. E o exame de monografia, recomendado às mulheres de 50 a 69 anos, a cada 02 anos, para detectar o câncer de mama.
Durante o evento, as alunas tiveram um contato com a equipe de prevenção do Hospital de Amor. As enfermeiras orientaram às Mulheres Mil a, sempre, manter os exames realizados periodicamente e não esquecerem de cuidarem da saúde.
PARCERIA
No mês de janeiro, a Reitora Ruth Sales esteve com o diretor do Hospital de Amor, Juquinha Carvalho, em Lagarto, para alinhamento de ações em parceria com a instituição hospitalar, e o programa Mulheres Mil.
Ao longo da visita, a Profª Ruth, acompanhada da coordenadora geral do Programa Mulheres Mil, a Profª Mariana Barreto, participou de uma reunião com as enfermeiras Laiane Araújo e Thaislaine Santos para planejamento de evento voltado à saúde feminina das alunas assistidas pelo programa.
Do Instituto Federal de Sergipe