Valmir supera desgaste de 2022 e pode ser eleito governador em 2026
Todo mundo já entendeu que existe uma espécie de “perseguição” contra o agora prefeito eleito de Itabaiana
Com quase 460 mil votos nas urnas eletrônicas na eleição de 2022, quando “bateu na trave” na disputa para o governo do Estado, Valmir de Francisquinho (PL) se consolidou como uma liderança popular expressiva em Sergipe. Ele foi votado em regiões que ele sequer tinha caminhado, onde não tinha feito contato com a população. Muitos sequer sabiam quem era o tal “Valmir”, mas diziam que votariam no “Pato” para governador. Não fosse um impedimento judicial, hoje o cenário político seria outro…
Naquela eleição Valmir teria ido para o 2º turno num confronto direto com o senador Rogério Carvalho (PT), que terminou o turno inicial como o segundo mais votado. O hoje governador eleito Fábio Mitidieri (PSD) chegou em terceiro, mas foi beneficiado’ duas vezes: primeiro por conta do impedimento de Valmir e, no momento decisivo, “herdou” os votos dos bolsonaristas da Grande Aracaju quando o então ex-prefeito de Itabaiana anunciou uma aliança política com Rogério e o PT.
O petista se isolou, politicamente, e perdeu espaços inclusive dentro do Partido dos Trabalhadores. Já Valmir de Francisquinho soube absorver aquela situação desfavorável, retomou seus direitos políticos e iniciou uma reconstrução política. Havia uma preocupação de fortalecer sua base no Agreste sergipano, sem deixar de priorizar a disputa pela Prefeitura de Itabaiana. Deu tão certo que venceu a eleição e ainda ajudou seu filho, Tallyson (PL), a ser eleito prefeito de Areia Branca.
Mas quando a eleição municipal se aproximava, a “SOMBRA” trabalhou nos bastidores da política e do Poder Judiciário, tentando tornar Valmir de Francisquinho inelegível, novamente. Não deu certo! Todo mundo já entendeu que existe uma espécie de “perseguição” contra o agora prefeito eleito de Itabaiana, só que seu respaldo popular fragiliza qualquer movimento montado com o intuito de prejudicá-lo! Ao ponto que seu mandato em Itabaiana está mais do que assegurado, juridicamente falando!
Não bastasse a “volta por cima” em Itabaiana e em toda a região Agreste, agora Valmir de Francisquinho, no 2º turno da campanha para prefeito de Aracaju, passou a caminhar com muita frequência na capital e tem ajudado bastante a campanha de Emília Corrêa (PL) para a PMA. Suas caminhadas pela periferia chamam a atenção e ele já começa a “quebrar” a desconfiança do eleitorado mais bolsonarista, que ficou magoado com Valmir em 2022.
Num exercício de futurologia sobre a eleição para governador em 2026, para este colunista Francisquinho continua muito vivo politicamente e hoje faria um confronto direto com o governador Fábio Mitidieri, que tentará a reeleição. A “SOMBRA” quer Valmir impedido lá na frente, mas até setores do Judiciário entendem que ele merece disputar a eleição, daqui a dois anos, respeitando a vontade do povo. Se não atrapalharem, Valmir pode ser eleito governador. Está no caminho certo…
Da 93Notícias