Sérgio Reis é o deputado com 2º pior desempenho no estado, revela levantamento

Sérgio Reis é o deputado com 2º pior desempenho no estado, revela levantamento

 

Sérgio Reis é o deputado com 2º pior desempenho no estado levantamento baseado nos dados da plataforma ALESE Legis expõe a produtividade dos parlamentares estaduais sergipanos na atual legislatura, que se estende de 2023 a 2027.

Considerando o total de proposições apresentadas, incluindo projetos de lei, moções, projetos de resolução e indicações, foi elaborado um ranking que revela o nível de engajamento dos 24 deputados estaduais de Sergipe até agosto de 2024.

As indicações, que são recomendações dos deputados estaduais ao Poder Executivo para ações ou medidas administrativas – como a realização de obras, melhoria de serviços públicos ou outras iniciativas para beneficiar a população-receberam destaque especial.

Entre os parlamentares mais produtivos, destacam-se Luciano Pimentel (PP), com 1.606 proposições, e Chico do Correio (PT), com 1.376, ambos liderando o ranking de produtividade.

Por outro lado, os deputados Sérgio Reis (PSD) e Luiz Fonseca (PP) figuram entre os piores desempenhos. Sérgio Reis, que ocupa o penúltimo lugar no ranking, apresentou apenas 29 proposições no período, evidenciando um baixo nível de engajamento em comparação com seus pares. Apesar de estar concorrendo à Prefeitura de Lagarto, o deputado não fez nenhuma indicação para municípios sergipanos em 2023, ano que antecede as eleições.

Com o pior desempenho registrado, Luiz Fonseca apresentou apenas 10 proposições em um ano e meio de mandato. Mesmo tendo sido prefeito de Boquim, o deputado estadual não está concorrendo a nenhum cargo nas eleições de 2024.

Além disso, ambos os parlamentares têm se mantido ausentes das comissões permanentes da Assembleia, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a Comissão de Segurança Pública (CSP), a Comissão de Obras Públicas, Desenvolvimento Urbano, Transporte e Turismo (COP) e o Conselho de Ética. Essa ausência agrava ainda mais o quadro de inatividade parlamentar.

O levantamento também possibilita calcular a média de produtividade dos parlamentares. A mediana das proposições é de 288,5, enquanto a média é de aproximadamente 438,5. Isso significa que, dos 24 deputados eleitos para a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (ALESE), os seguintes parlamentares atendem ou superam esse padrão de atividade legislativa: Luciano Pimentel,

Chico do Correio, Doutor Samuel, Maísa Mitidieri, Pato Maravilha, Áurea Ribeiro, Paulo Júnior, Netinho Guimarães, Carminha Paiva, Jefferson Andrade, Garibalde Mendonça, Luciano Bispo e George Passos.

Do Papa Jaca

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *