Pesquisa Datafolha revela que Lula tem que trabalhar mais e falar menos

Pesquisa Datafolha revela que Lula tem que trabalhar mais e falar menos

O jornal Folha de São Paulo divulgou, durante o final de semana, mais uma pesquisa do instituto Datafolha, desta vez querendo ouvir da população sobre quem seria o maior culpado pelo “tarifaço” de 50% imposto às exportações brasileiras pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. De um lado, os setores afetados ficaram otimistas com o anúncio de ajuda do governo Lula de um “plano de socorro” que gira em torno de R$ 30 bilhões.

O plano de contingência do governo federal foi encaminhado para o Congresso Nacional e, para entrar em vigor, precisa da apreciação e aprovação dos deputados federais e senadores. O setor empresarial está preocupado com o aumento da instabilidade nas relações institucionais do governo brasileiro com o norte-americano e, apesar de o presidente Lula tentar ser convincente sobre a existência de outros mercados, sua postura e suas falas em relação a Trump ainda geram muita desconfiança.

Do ponto de vista político, Lula tenta reverter o cenário desastroso de seu terceiro governo com discurso de “defesa da soberania nacional” ganhou como aliado boa parte do Supremo Tribunal Federal, cujas decisões contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e adversários do governo atual estão sendo contestadas pelo presidente dos Estados Unidos, que tem “vendido” uma imagem negativa do Brasil, enquanto parceiro comercial, pelo mundo afora.

Só que essa “lua de mel” do governo Lula com o povo brasileiro talvez não prossiga por muito tempo! O “tarifaço” de Trump é real e a preocupação é que em médio prazo logo venham à tona problemas como o desemprego em grande escala, fechamento de postos de trabalho e crise em diversos setores da economia. E essa “conta” virá para quem está no Poder, para quem está governando o País e que precisa encontrar soluções eficientes para minimizar os prejuízos.

E, retomando a mais recente pesquisa Datafolha, ela aponta que 35% dos entrevistados acreditam que o presidente é o principal responsável pelo tarifaço de Donald Trump e para 22% a responsabilidade é do ex-presidente Jair Bolsonaro. Apenas 17% atribuem culpa ao deputado federal Eduardo Bolsonaro, que se encontra licenciado do seu cargo e tem residido nos Estados Unidos. 15% dos entrevistados responsabilizam o ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Entre os entrevistados pelo Datafolha, 7% optaram por não responder e 3% acham que a responsabilidade não é de nenhum dos quatro nomes citados. Já 1% das pessoas ouvidas entendem que todos são responsáveis por esse tarifaço do governo americano. Ou seja, se Lula e o PT imaginavam que o discurso “nacionalista” colaria para reverter a rejeição de seu governo, a pesquisa mostra que não e que o presidente da República será responsabilizado, caso os problemas se agravem.

É evidente que a responsabilidade não é apenas de Lula, mas sua postura de enfrentamento ao governo de Donald Trump pode agradar a sua “bolha” e aqueles que adotam uma postura mais nacionalista e contra os Estados Unidos, mas do ponto de vista comercial, de fazer com que os empregos sejam mantidos e/ou ampliados, Lula vive um momento de falar menos e trabalhar mais, procurando exaustivamente o diálogo. Caso contrário as consequências podem ser danosas para o futuro do País…

 

CRÍTICAS E SUGESTÕES

habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com

 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *