Justiça italiana decide manter prisão de Zambelli após audiência de custódia

Justiça italiana decide manter prisão de Zambelli após audiência de custódia

 

A Justiça da Itália decidiu nesta sexta-feira (1º) manter a prisão da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). A parlamentar passou por uma audiência de custódia dois dias após ter sido detida pelas autoridades italianas.

Zambelli foi presa em Roma, onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Com dupla cidadania, a deputada deixou o Brasil em maio deste ano e buscou asilo político na Itália, após ser condenada pelo STF a 10 anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023. Além da pena, ela também foi condenada ao pagamento de R$ 2 milhões em danos coletivos.

Segundo as investigações, Zambelli foi a autora intelectual da invasão, com o objetivo de emitir um mandado de prisão falso contra o ministro Alexandre de Moraes. O ataque teria sido executado por Walter Delgatti, que também foi condenado e confirmou ter agido a mando da parlamentar.

A decisão sobre a extradição de Zambelli caberá à Justiça italiana e ao governo da Itália. O processo costuma ser demorado, pois envolve diversas etapas legais, além da análise de tratados internacionais firmados entre os dois países. Por isso, ainda não há prazo definido para o desfecho do caso.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *