Emília, Ricardo Marques e Thiago de Joaldo são opções do PL para 2026

A oposição em Sergipe começa a sinalizar para um alinhamento político, sob a direção do PL Estadual, com o objetivo de apresentar uma pré-candidatura fortalecida e bastante competitiva para a disputa do governo do Estado no próximo ano, contra o projeto de reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD). As conversas com outras legendas devem se intensificar nos bastidores, em especial com os “insatisfeitos” com a atual gestão estadual.
Como principal legenda da oposição em Sergipe, e com a momentânea inelegibilidade do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, o PL enumera alternativas para apresentar para a população em um possível embate direto com Fábio Mitidieri. Nos bastidores, mesmo diante de tantas polêmicas por conta de suas decisões administrativas, a prefeita de Aracaju, Emília Corrêa (PL) começa a ter seu nome bastante especulado, com o aval do comando estadual da legenda.
Caso Emília decida continuar no comando da Prefeitura de Aracaju, quem pode surgir como alternativa para disputar o governo do Estado é o atual vice-prefeito Ricardo Marques, também com o aval da Executiva do PL e, possivelmente com uma mulher na vaga de vice-governadora, abrindo passagem para a atual deputada estadual Áurea Ribeiro, agradando o grupo político que se sente desprestigiado pelo governo do Estado em Lagarto e ainda consolida o Republicanos na oposição.
Por sua vez, caso o agrupamento decida que Emília Corrêa e Ricardo Marques devem seguir administrando a Prefeitura de Aracaju, quem surge como alternativa para disputar o governo do Estado é o deputado federal Thiago de Joaldo, que hoje está filiado no PP, mas que é dada como certa sua filiação no PL, em meados do próximo ano, quando aberta a tradicional “janela partidária”. Há um consenso na oposição que, unida, ela tem condições reais de disputar e derrotar o governador Fábio Mitidieri.
Aliados do Palácio dos Despachos têm uma leitura diferente do cenário. Avaliam o governo atual como muito eficiente, cheio de números positivos e com muitas entregas. A avaliação é que a reeleição do governador seria uma questão de tempo; já a oposição, liderada pelo PL, entende que os sergipanos estão insatisfeitos com a gestão de Mitidieri e que, independente de o pré-candidato ao governo ser Emília, Ricardo ou Thiago, haverá mudança no comando administrativo do Estado. As “cartas estão na mesa”…
CRÍTICAS E SUGESTÕES
habacuquevillacorte@gmail.com e habacuquevillacorte@hotmail.com