Debate aponta projetos do senador Laércio Oliveira como solução para aumentar produção de fertilizantes no Brasil

Debate aponta projetos do senador Laércio Oliveira como solução para aumentar produção de fertilizantes no Brasil

 

Parlamentares, autoridades e especialistas defenderam dois projetos do senador Laércio Oliveira (PP-SE) para aumentar produção nacional dos fertilizantes no Brasil. O debate ocorreu durante sessão temática no Senado nessa quinta-feira (6).

Os projetos visam a criação do Profert, programa de desenvolvimento da indústria de fertilizantes; e do Proescoar, para incentivar produção, escoamento e consumo de gás natural.

Autor do pedido da reunião, o senador sergipano argumentou que, apesar de alimentar cerca de 800 milhões de pessoas no mundo, o Brasil é dependente do mercado internacional e importa pelo menos 80% dos fertilizantes usados para melhorar a produtividade e a qualidade de suas lavouras.

Laércio ainda lembrou que a guerra entre Rússia e Ucrânia agravou a dependência e afetou a economia brasileira, com impactos na agricultura e na segurança alimentar. Para enfrentar o problema e reduzir a dependência externa, o Profert estimula a produção buscando criar competitividade para a indústria nacional.

Proescoar

Com benefícios e redução de impostos, o texto em análise na Comissão de Assuntos Econômicos busca ampliar o mercado consumidor de gás natural, seja através da utilização do combustível na indústria de fertilizantes para produção de amônia e ureia ou nas fábricas que requerem uso intensivo de energia, como as de cerâmica e plástico.

Unigel

Durante a sessão temática, os convidados também cobraram uma decisão do governo federal para resolver a situação da Unigel, uma das mais tradicionais petroquímicas do país, que suspendeu a produção de fertilizantes em suas fábricas de Sergipe e da Bahia.

Especialistas e empresários apontaram dois caminhos para a solução do problema: a edição de uma medida provisória que viabilize a retomada da produção de fertilizantes ou uma negociação com a Petrobras que permita a redução do preço do gás natural para o setor.

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *