Apoios fortalecem Emília Corrêa faltando menos de 15 dias para a eleição

Apoios fortalecem Emília Corrêa faltando menos de 15 dias para a eleição

 

O sentimento das ruas é de grande expectativa para uma virtual vitória dela nas urnas

Faltando menos de 15 dias para o 2º turno da eleição municipal para a Prefeitura de Aracaju, a candidata Emília Corrêa (PL) desponta como a grande favorita nesta reta final considerando não apenas seu resultado obtido no primeiro turno, com mais de 126 mil votos, mas também outros dois aspectos: até agora nenhum ataque proferido por seus adversários conseguiu desabonar sua honra e candidatura a ponto dela perder votos; e outro ponto é que ela continua crescendo nas intenções de voto, inclusive recebendo apoios importantes em sua caminhada.

Na primeira, das três semanas decisivas, o também candidato Luiz Roberto (PDT) conseguiu apoios para a sua candidatura do PT, que teve Candisse Carvalho como candidata no turno anterior; do PSOL que apostou em Niully Campos para a PMA; e do MDB, que sonhava com Danielle Garcia na Prefeitura. Como candidato governista, o pedetista virou “alvo” no 1º turno, muito pela rejeição do atual prefeito Edvaldo Nogueira (PDT), e mesmo sendo o candidato do governador Fábio Mitidieri (PSD). Mas a impressão é que os anúncios não surtiram o efeito esperado.

O sentimento das ruas é de grande expectativa para uma virtual vitória de Emília Corrêa nas urnas. Além de não enfrentar qualquer desgaste político até agora, a vereadora ainda viu sua vantagem para Luiz Roberto crescer ainda mais nos últimos dias. Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, da última sexta-feira (11), confirma uma liderança dela na Induzida de 51,5% contra 38,6% do seu adversário; já nessa terça-feira (15), outras duas pesquisas sinalizaram para uma frente ainda maior de Emília: segundo o Instituto Futura Inteligência, da Revista Exame, a vantagem sobre para 57% contra 36,5%.

Já segundo o levantamento do Instituto IDPS, divulgado pela Rádio Xodó, a diferença sobe nos votos válidos para 61,3% de Emília Corrêa contra 38,7% Luiz Roberto. Como se não bastasse toda essa “onda positiva” no entorno da vereadora, ela vem recebendo apoios importantes para sua caminhada. O principal deles veio do prefeito eleito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho (PL), que após seu êxito cidade serrana, agora está caminhando pelos bairros periféricos de Aracaju, conversando com as pessoas e pedindo o voto na candidata do PL.

Valmir segue muito popular, lembrando que não fosse um impedimento judicial, em 2022, ele obteve mais de 450 mil votos para o governo do Estado, o que o colocaria em primeiro lugar e em um segundo turno à época contra o senador Rogério Carvalho (PT). Sus presença nas periferias têm somado para Emília e incomodou tanto que o governador Fábio Mitidieri rapidamente buscou reunir líderes políticos do interior do Estado para que eles também viessem para a capital com o objetivo de tentar ajudar a Luiz Roberto.

A decisão da candidata Yandra Moura (UNIÃO) que ficar “neutra” no 2º turno beneficiou Emília, já que boa parte do seu eleitorado fica na oposição, como os vereadores eleitos Isac Silveira e Pastor Diego, além dos suplentes Sheyla Galba (todos do UNIÃO), Layse Santiago, Instrutor Figueiredo (ambos PRD) e Adroaldo Alves (MOB), que já estão pedindo votos para a candidata do PL. O candidato a prefeito do NOVO, Zé Paulo, e os candidatos do seu partido também já apoiam Emília.  Em síntese há uma espécie de “corrente” pelas ruas de Aracaju trabalhando para confirmar o favoritismo da vereadora. Mas não custa lembrar que a eleição só acaba dia 27…

Paraná Pesquisas

O levantamento deu a Emília 51,5% contra 38,6% de Luiz Roberto. Foram entrevistados 740 aracajuanos entre os dias 7 e 10 de outubro. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,7%, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95% Está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número SE-00497/2024.

Instituto Futura Inteligência

O levantamento da Revista Exame deu a Emília 57% contra 36,5% de Luiz Roberto. Foram entrevistados 600 aracajuanos entre os dias 9 e 10 de outubro. A pesquisa tem uma margem de erro de 4%, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95% Está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número SE-06764//2024.

Instituto IDPS

O levantamento divulgado pela Rede XODÓ deu a Emília 61,3% contra 38,7% de Luiz Roberto (votos válidos). Foram entrevistados 1.000 aracajuanos entre os dias 9 e 12 de outubro. A pesquisa tem uma margem de erro de 3,10%, para mais ou para menos, e um intervalo de confiança de 95% Está registrada junto à Justiça Eleitoral sob o número SE-08912//2024.

 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *