Polícia Militar participa do Seminário de Prevenção Contra Violência à Mulher na Alese

Polícia Militar participa do Seminário de Prevenção Contra Violência à Mulher na Alese

 

A Promualese reuniu profissionais da saúde, educação, da área jurídica e da segurança pública para debater o tema no Plenário da Alese.

 

A Procuradoria Especial da Mulher na Alese (Promualese) realizou o “Seminário de Prevenção Contra Violência à Mulher – Desafios e Horizontes” no Plenário da Alese, na manhã desta segunda-feira, 05.

Resultado de uma parceria entre a procuradoria da Mulher, da Alese, e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Sergipe (COSEMS/SE), o evento foi voltado principalmente aos profissionais da saúde, para que possam auxiliar e acolher, mais efetivamente, a mulher vítima de violência. O objetivo foi auxiliar esses profissionais na identificação de casos de violência doméstica e fortalecer a rede de proteção à mulher sergipana.

As unidades básicas de saúde e hospitalares são locais em que a mulher é atendida logo após sofrer a agressão física, e os profissionais da área de saúde, ao receberem as vítimas, são os responsáveis pelo acionamento das forças de segurança quando a violência é identificada.

Um dos principais temas abordados foi a necessidade de conscientizar os diversos profissionais que compõem a rede de apoio à mulher sobre a necessidade da notificação compulsória, para o mapeamento dos índices de violência e das formas como ocorrem. Desta forma, será possível um trabalho de prevenção e melhoria na qualidade de vidas das vítimas.

A mesa foi presidida pela deputada estadual Maisa Mitidieri, atual Procuradora Especial da Mulher na Alese, e composta por representantes de diversos órgãos e setores que integram a rede de apoio à mulher vítima de violência, que também palestraram para profissionais de saúde.

“Temos que buscar fortalecer, cada vez mais, essa rede de apoio à mulher vítima de violência, cada vez que uma mulher é assassinada, um pouco da gente morre junto com ela. E esse momento é de fundamental importância para que todos que fazem parte dessa rede se conheça, se fortaleça, troque experiências. E a Polícia Militar de Sergipe vem buscando, diariamente, formas de prevenir mais mortes, e garantir que a mulher vítima de violência doméstica tenha em nós todo apoio necessário para que as agressões sofridas não tenham continuidade”, declarou a capitã Fabíola Góes, coordenadora da Ronda Maria da Penha da Polícia Militar de Sergipe

Além da capitã PMSE Fabíola Góes, estiveram presentes no seminário a Juíza Jumara Porto Pinheiro da Coordenadoria da Mulher do Tribunal de Justiça de Sergipe, Emília Corrêa da Procuradoria Especial da Mulher da Câmara dos Vereadores de Aracaju, a delegada Danielle Garcia da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Estado de Sergipe, Gorethe Reis ex-deputada estadual e ex-procuradora especial da mulher na Alese, e Enock Ribeiro, secretário de saúde de Nossa Senhora do Socorro e presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Sergipe (COSEMS/SE).

Última atualização em 6 de junho de 2023 às 06:07:16.

Fonte PMSE

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *