Polícia Militar garante segurança nas eleições do Conselho Tutelar 2023
Nas Eleições do Conselho Tutelar deste domingo, 1º, a Polícia Militar atuou com um efetivo extra em todas as regiões do estado, para que o pleito eleitoral transcorresse com segurança, para os eleitores e postulantes aos cargos de conselheiros.
Seguindo o planejamento estratégico da instituição, apresentado ao Ministério Público, para as eleições deste ano, a PMSE utilizou todo o aparato para garantir a segurança no processo eleitoral com base em outros grandes eventos, como Enem e demais pleitos.
O subcomandante do Comando de Policiamento Militar da Capital (CPMC), tenente-coronel Gilberto Melo, responsável pelo planejamento da segurança da eleição para o Conselho Tutelar 2023, afirmou que a PMSE esteve mobilizada, inclusive com o emprego das unidades especializadas, para que o processo acontecesse com tranquilidade.
“Todo o aparato da PMSE foi mobilizado para garantir a tranquilidade e a ordem pública durante este ato democrático de grande responsabilidade, que é a escolha dos Conselheiros Tutelares. A Corporação empregou mais de 600 policiais militares em 247 viaturas, com o investimento do Governo do Estado no pagamento de Indenização por Flexibilização Voluntária (IFV) aos policiais de folga”, completou tenente-coronel Melo.
Sobre as Eleições
De acordo com a Lei nº 12.696, o processo de escolha dos membros dos Conselhos Tutelares ocorre em data unificada em todo território nacional a cada 04 anos, no primeiro domingo do mês de outubro do ano subsequente ao da eleição presidencial.
Em Sergipe, 1.673.893 eleitores estão aptos a votar nas 1.444 seções eleitorais dispostas em todo o estado.
Fonte PMSE