Polícia Civil encerra três procedimentos contra adolescente apreendido com arma de fogo em Rosário do Catete
26 de maio de 2023, 16:50
Menor é investigado em atos infracionais cometidos em 2022 e 2023
Na tarde desta sexta-feira, 26, a Delegacia de Rosário do Catete remeteu à Justiça três procedimentos por investigações de atos infracionais cometidos por um adolescente, também na cidade de Rosário.
O menor é investigado pelo ato infracional semelhante a homicídio qualificado tentado por motivo torpe e porte irregular de arma de fogo, ocorrido no último domingo, 21, em Rosário. Nessa ocorrência, a polícia, com apoio da Guarda Municipal de Rosário do Catete, apreendeu o adolescente com um revólver e um pouco de droga.
No mesmo dia deste ato infracional, a Polícia Civil representou pela conversão da apreensão em flagrante em internação provisória, tendo sido convertida pela Justiça com parecer do Ministério Público.
Numa outra ação, registrada no mês de abril, o adolescente, em conjunto com três pessoas, usou drogas publicamente e intimidou pessoas no balneário de Rosário do Catete. Diante do ocorrido, o grupo foi retirado do local, mas ficou numa esquina com arma de fogo, a fim de atentar contra frequentadores que estavam no espaço de lazer.
Nesse caso, o adolescente é investigado por atos infracionais semelhantes à ameaça, porte irregular de arma de fogo e posse de drogas para uso próprio. Os maiores de idade foram presos pelas infrações penais de ameaça, vias de fato, porte irregular de arma de fogo e corrupção de menor.
Ainda de acordo com levantamentos policiais, em julho de 2022, o mesmo menor esteve envolvido num ato infracional de homicídio tentado duplamente qualificado, por motivo fútil e impossibilidade de resistência da vítima.
Esse ato infracional foi registrado após o adolescente discutir com a vítima em um forró na cidade de Rosário, numa madrugada de julho de 2022. Após o fato, o rapaz teria saído e retornado com uma arma de fogo, disparando no desafeto pelas costas.
Segundo a Polícia Civil, a vítima passou oito dias internada, fez um procedimento cirúrgico para a retirada de um rim e ficou com um projétil alojado em sua mão esquerda.
A Delegacia de Rosário do Catete também informou que o adolescente é investigado por integrar uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, com uso de arma de fogo e homicídios. Algumas pessoas desse grupo já foram presas e armas de fogo e drogas pertencentes a ele apreendidas.
Diante do ocorrido, o adolescente segue apreendido e à disposição da Justiça.
Da PCSE