Operação Resguardo II: Polícia Civil de SE participa em Brasília (DF) de reunião de avaliação dos dados e dos resultados

Ação policial nacional teve como objetivo combater crimes contra a mulher em todo o país

Foi apresentado nessa quarta-feira, 6, em Brasília (DF), os resultados da Operação Resguardo 2022. A ação policial foi realizada entre os dias 7 de fevereiro e 8 de março em todo o Brasil. Em Sergipe, a ação policial foi desencadeada pela Superintendência da Polícia Civil (Supci). A operação foi realizada pelo Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV) – de Aracaju e das unidades de Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros -, Coordenadoria de Polícia Civil do Interior (Copci) e as Delegacias Municipais e Distritais no interior Sergipano.

Em todo o país foram empregados 18.489 policiais. Foram feitas 47.277 diligências em 3.525 municípios. A operação atendeu mais de 56 mil vítimas e prendeu 6.180 pessoas. Mais de 28 mil inquéritos foram instaurados e mais de 26 mil medidas protetivas foram concedidas.

O resultado da operação em Sergipe foi apresentado em Brasília (DF) pela assessora técnica da Delegacia-Geral, a agente de polícia Cátia Emanuelli. Em Sergipe, foi empregado um efetivo de 87 policiais distribuídos em 20 municípios. Como resultado, foram atendidas 580 vítimas e também foi dado cumprimento a nove mandados de prisão e a nove decisões judiciais de busca e apreensão.

Além dos mandados de prisão, foram lavrados 56 autos de prisão em flagrante e três autos de apreensão em flagrante. Ainda como resultado da operação foram concluídos 186 inquéritos policiais e foram instaurados 309 inquéritos. No período também foram lavrados 16 termos circunstanciados de ocorrência.

Operação

A ação faz parte do calendário de operações coordenadas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com o objetivo de combater os crimes relacionados à violência contra a mulher nos 26 estados e no Distrito Federal.

A operação integrada, que teve início no dia 7 de fevereiro, foi planejada tendo em vista as denúncias destes crimes registradas pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, e do Disque-Denúncia (181), da Polícia Civil.

O post Operação Resguardo II: Polícia Civil de SE participa em Brasília (DF) de reunião de avaliação dos dados e dos resultados apareceu primeiro em Polícia Civil.

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados