Operação “Pagode Russo” desmantela fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Pernambuco

Operação “Pagode Russo” desmantela fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Pernambuco

 

Estabelecimento falsificava rótulos de marcas famosas para enganar consumidores; cerca de 500 litros de bebidas foram apreendidos

Na última quinta-feira (22), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), em parceria com a Delegacia de Crimes contra o Consumidor (Decon) da Polícia Civil de Pernambuco, deflagrou a Operação Ronda Agro LXXXVIII, batizada de “Pagode Russo”, no município de Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

A ação resultou na interdição de um estabelecimento clandestino que produzia bebidas alcoólicas de forma irregular, utilizando embalagens falsificadas de marcas conhecidas no mercado nacional. O local não possuía registro oficial junto aos órgãos de fiscalização sanitária e de produção.

Segundo a Decon, a fraude tinha o objetivo claro de induzir os consumidores ao erro, fazendo com que acreditassem estar adquirindo produtos legítimos e regulamentados. A operação identificou o uso de equipamentos e materiais industriais para falsificação, incluindo compressor de ar, esteiras, rótulos falsos, caixa d’água e mais de 3.500 garrafas vazias.

No total, foram apreendidos cerca de 500 litros de bebidas rotuladas como vodka e aperitivos, além de todo o aparato utilizado na produção clandestina. O valor estimado dos itens confiscados ultrapassa os R$ 100 mil.

As investigações seguem em curso para apurar a origem dos insumos utilizados, o possível envolvimento de outras pessoas ou empresas e o destino final das bebidas produzidas ilegalmente.

A Polícia Civil e o Mapa reforçaram o alerta aos consumidores para que verifiquem sempre a procedência e o registro dos produtos antes da compra, especialmente no caso de bebidas alcoólicas, que podem representar riscos à saúde pública quando adulteradas.

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

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