Latrocínios caem mais de 72% em cinco anos

Enfrentamento aos latrocínios passa pelo combate aos crimes de posse ou porte ilegal de arma, roubos e tráfico de drogas

De acordo com o levantamento feito pela CEACrim, enquanto que em 2017 foram 58 vítimas de latrocínios em Sergipe, em 2021, 16 pessoas foram vítimas desse crime no estado. Em comparativo entre 2020 e 2021, houve uma diminuição de 44,8%.

As investigações de latrocínios na Grande Aracaju se concentram no Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri), a exemplo da rápida elucidação do crime praticado contra o proprietário de um lava a jato em Nossa Senhora do Socorro. Em menos de um mês, foram presos os três suspeitos de praticar o crime. Em paralelo, a Polícia Militar está nas ruas fazendo ações de abordagens e de policiamento ostensivo para a apreensão de armas ilegais.

O diretor da CEACrim, Sidney Teles, destacou que 2021 foi o quarto ano consecutivo com redução nos latrocínios em Sergipe. “Em relação ao latrocínio, fechamos o ano com 16 vítimas. O pior ano desse crime em Sergipe foi 2017, por isso temos esse comparativo. Com relação a 2017, tivemos a redução de 72,4%, o que representa menos 42 vítimas desse crime no estado”, detalhou.

O secretário da segurança pública, João Eloy de Menezes, ressaltou o trabalho das forças de segurança pública no enfrentamento aos demais crimes, o que impacta na redução dos latrocínios. “Quando fazemos abordagens e operações conseguimos localizar armas de fogo e por consequência evitamos que os crimes patrimoniais venham a ocorrer. Por isso, temos intensificado as nossas ações para garantir o direito à vida da nossa população”, pontuou.

Fonte ASCOM SSP

Ascom PMSE

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados