Centro de Referência de Atendimento Infantojuvenil atende vítimas de violência sexual
20 de março de 2023, 10:54
Unidade agiliza registro de ocorrência em Sergipe que chegam à Maternidade Nossa Senhora de Lourdes
O Governo do Estado, com apoio do Ministério Público Estadual e do Ministério Público do Trabalho, instituiu o Centro de Referência de Atendimento Infantojuvenil (Crai), unidade que integra o atendimento de crianças e adolescentes vítimas de violência doméstica na Grande Aracaju. No espaço, inaugurado no fim do ano passado e que fica localizado na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, também há equipes da Segurança Pública que fazem o registro do crime e os exames periciais evitando o deslocamento da vítima.
Na unidade, conforme a delegada Josefa Valéria, as vítimas de violência sexual são atendidas pelas equipes da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, Instituto Médico Legal (IML) e da Polícia Civil. “Com o atendimento clínico, medicamentoso e psicológico, além do laudo pericial e registro de boletim de ocorrência”, citou.
O Crai atende crianças e adolescentes de zero a 17 anos, de segunda a sexta-feira. “Quando a vítima de violência sexual chega ao Crai, ela é encaminhada aos médicos para ter primeiro o atendimento clínico. A partir daí, é encaminhada para o boletim de ocorrência e expedição de guia de laudos”, revelou a delegada.
Conforme a delegada, a principal função do Crai é fazer todo o atendimento em único lugar, evitando a exposição da criança a diversos ambientes. “Evitando a exposição da vítima a novos traumas. E a maternidade serve de informação para a polícia, tendo uma integração entre todos os órgãos”, comentou.
A Polícia Civil reforça a importância da denúncia dos crimes praticados contra as crianças e adolescentes, principalmente os de caráter sexual. Os casos de urgência podem ser comunicados à Polícia Militar, no telefone 190. Os crimes recorrentes podem ser denunciados ao Disque-Denúncia (181). O telefone do DAGV é o (79) 3205-9400.
Fotos: Mário Souza
Da PCSE