Acadepol divulga resumo das atividades em 2021

Unidade de ensino promoveu e sediou capacitações dos servidores da segurança pública e de outras instituições que atuam em Sergipe

A Academia de Polícia Civil (Acadepol) divulgou o resumo das atividades da unidade durante o ano de 2021. No período, foram realizadas quatro edições do Curso de Sobrevivência Policial, as quais capacitaram 80 alunos, dentre integrantes da Polícia Civil e Militar de Sergipe, Polícia Federal, Ministério Público Estadual, Tribunal Regional do Trabalho, Marinha e Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe.

Outro curso realizado pela Acadepol foi o de de Entradas Táticas em Ambientes Confinados, que teve oito edições, nas quais foram treinados 99 policiais civis, militares, policiais rodoviários federais e Exército Brasileiro.

Além desses cursos, a Academia de Polícia Civil sediou e participou, juntamente com a Secretaria de Justiça (Sejuc), da formação de 100 policiais penais de Sergipe, totalizando 214 horas-aula e 6.500 disparos de armas de fogo de diversos calibres.

A Acadepol recepcionou 275 guardas municipais de Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora do Socorro, entre cursos de formação e capacitações diversas para uso e manuseio de revólver de pistola e arma longa.

O setor de Instrução de Armamento e Tiro da Acadepol contabilizou mais de 50 atendimentos personalizados, para equipes de diversos setores da Polícia Civil e de outros órgãos, a exemplo de magistrados do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe (TJSE), equipes de segurança do Ministério Público, Instituto de Criminalística, totalizando 464 horas, 769 profissionais envolvidos e 55.854 disparos efetuados.

Dentre as diversas áreas de instrução e treinamento continuado, a Acadepol sediou dois cursos que têm atraído grande público: os cursos de Operação de Aeronaves Remotamente Pilotadas e de Investigação Criminal Tecnológica. Ambos cursos foram responsáveis pela formação técnica de 114 agentes de segurança pública. Demonstrando que o aprofundamento policial vai além das técnicas de tiro, envolvendo novas técnicas e ferramentas com o objetivo de sempre proporcionar a melhora na prestação do serviço.

A Acadepol, em seu auditório, protagonizou 13 eventos, contabilizando cursos e treinamentos, capacitações e sediou alguns eventos, direcionados à saúde, bem-estar, entretenimento, dos servidores da segurança pública de Sergipe, envolvendo, inclusive, outras forças policiais.

Através da parceria formada entre a Acadepol/SE e a Academia de Polícia de Minas Gerais, policiais civis realizaram diversos cursos na modalidade EAD, como Os Dez Passos da Investigação Financeira, o curso de Investigação de Homicídio – 2ª Edição, o Curso Prático de Análise de RIF – 3ª Edição, Investigação do Crime de Estupro – 2ª Edição, Técnicas Básicas de Campanas Policiais – 2ª Edição, Estelionato e suas nuances: Considerações sobre o crime e a investigação – 3ª Edição, em que foram capacitados 281 (duzentos e oitenta e um) policiais.

Ainda na modalidade Ead, foram realizadas duas edições do curso de “Protocolo de Atendimento Policial e Procedimentos Técnicos e Operacionais em Plantão (DAGV)”, em 2021, no qual 397 agentes de segurança pública foram capacitados.

A Acadepol realizou suporte técnico aos agentes de segurança pública, auxiliando nos cadastramentos nos sites governamentais (GOV. e SINESP), como também nas inscrições nos cursos na plataforma EaD/SEGEN, como no Curso de Condutores de Veículos de Emergência.

Instalações

Para fortalecimento da estrutura física e tecnológica da Acadepol/SE foram realizadas ações de melhoria na acessibilidade nos banheiros; instalação de novas calhas; implementação do novo sistema de câmeras; ampliação da vigilância do plantão; cabeamento de rede nos setores; atualização dos sistemas dos computadores e a manutenção preventiva.

O post Acadepol divulga resumo das atividades em 2021 apareceu primeiro em Polícia Civil.

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados