Segurados do INSS são alertados sobre golpes

Segurados do INSS são alertados sobre golpes

 

O INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) mantém uma rotina de atualização de cadastro de seus beneficiários, incluindo a etapa da prova de vida e da perícia. Em parceria com o INSS, a Serasa vem alertando os consumidores sobre a necessidade de identificar e se proteger contra fraudes que envolvem a manipulação de dados pessoais. Como parte dessa iniciativa, foi criado o programa “Sempre Alerta”, que disponibiliza informações sobre esse tema.

No mais recente capítulo do programa “Sempre Alerta”, a atenção é voltada para uma modalidade de golpe em que criminosos se fazem passar por servidores do INSS para obter dados pessoais de segurados. O método usado por esses golpistas envolve o uso da prova de vida como isca. Durante essas tentativas de fraude, os fraudadores entram em contato com as pessoas por meio de telefonemas, e-mails ou mensagens, com o objetivo de adquirir informações confidenciais.

Durante esses contatos, os golpistas solicitam informações pessoais e, em alguns casos, até mesmo fotos de documentos, alegando que a recusa em fornecer tais dados resultaria no bloqueio dos pagamentos. Em situações mais elaboradas, chegam a enviar links para que os segurados realizem o que afirmam ser uma biometria facial. No entanto, o INSS esclarece que, em situações desse tipo, é fundamental que as pessoas desliguem imediatamente o telefone e não compartilhem nenhuma informação. No caso de mensagens de texto, é aconselhável bloquear o número de telefone.

Segundo o proprietário da João Financeira, João Adolfo de Souza, o segurado deve concentrar todas as operações de atualização no espaço Meu INSS na plataforma gov.br e jamais compartilhar login e senha. Além disso, também precisa manter os dados de contato, como telefone, e-mail e endereço atualizados no Meu INSS ou pelo telefone 135.

“As fraudes do INSS estão entre os principais golpes financeiros do país, e não é de hoje. Independente do meio de contato, os golpes do INSS giram em torno de convencer o pensionista ou aposentado a passar seus dados pessoais, como dados de cartão e senha bancária”, diz. “Milhares de segurados do INSS caem em golpes todos os anos, o que acaba por prejudicar a vida de muitos.”

Para evitar cair nesse tipo de golpe, o INSS oferece algumas orientações essenciais. Primeiramente, o INSS nunca entra em contato direto com os segurados para solicitar dados pessoais, tampouco pede o envio de fotos de documentos por e-mail, WhatsApp ou outros canais de mensagem. O único canal digital oficial para o envio de documentos é o “Meu INSS”, disponível no site ou aplicativo. Além disso, a biometria facial deve ser realizada exclusivamente por meio do aplicativo gov.br.

O INSS também destaca que, sempre que se convoca alguém para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no “Meu INSS” (aplicativo ou site) e pode ser verificada pelo telefone 135. Portanto, é aconselhável utilizar apenas os canais oficiais de atendimento do INSS, seja para agendar um serviço, seja para entregar documentos, como o “Meu INSS” (aplicativo ou site) ou as agências da Previdência Social (mediante agendamento).

É importante salientar que, quando alguém ligar para o telefone 135, o atendente pode solicitar algumas informações como parte de um procedimento de segurança para confirmar a identidade do chamador. Por fim, o INSS incentiva todos os segurados a manterem seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço, sempre atualizados, o que pode ser feito por meio do “Meu INSS” (aplicativo ou site) ou pelo telefone 135.

 

 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

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