Políticas públicas visam combate a fome e acesso a alimentação adequada

Políticas públicas visam combate a fome e acesso a alimentação adequada

Sergipe se tornou o primeiro estado do Nordeste e o primeiro do Brasil, junto com Roraima, a atingir a meta de implantação do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). O reconhecimento é resultado direto da articulação entre a Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese) e o Governo do Estado, na estruturação de leis que estruturam políticas públicas que visam  garantir o direito à alimentação adequada.

De acordo com a secretária de Estado da Assistência Social, Érica Mitidieri, o avanço representa um marco histórico. “Antes, apenas quatro municípios de Sergipe faziam parte do Sisan. Neste ano, mais 42 passaram a integrar o sistema. Esse salto mostra nosso compromisso com o enfrentamento à fome e com a construção de uma política alimentar adequada”, destacou.

O Sisan é um instrumento fundamental para organizar ações contra a insegurança alimentar, integrar conselhos e permitir que estados e municípios recebam recursos federais e monitorem indicadores sociais com mais eficiência.

O Parlamento sergipano aprovou leis estratégicas para fortalecer a segurança alimentar no estado:

Lei nº 7.250/2011 – Consolidou o Sisan em Sergipe e os conselhos de SAN;
Lei nº 9.228/2023 – Criou o programa Prato do Povo, com meta de 90 mil refeições mensais;
Lei nº 9.239/2023 – Instituiu o Cartão Mais Inclusão – CMAIS FENIL, para pacientes com fenilcetonúria;

 

 

 

Da 93Notícias

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *