Operação deixa 119 mortos no Rio de Janeiro, afirma Governo

Operação deixa 119 mortos no Rio de Janeiro, afirma Governo

A “Operação Contenção”, realizada na última terça-feira (28) pelas polícias Civil e Militar do Rio de Janeiro, deixou 119 mortos, sendo 115 civis e quatro policiais. As informações foram atualizadas pelo secretário de Polícia Civil, Felipe Curi, durante entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira (29).

Autoridades de segurança pública afirmaram que o número de mortos pode aumentar e sustentam que as pessoas atingidas reagiram com violência à operação, enquanto aqueles que se renderam foram presos.

Ao todo, foram feitas 113 prisões, das quais 33 são de pessoas oriundas de outros estados que atuavam no Rio de Janeiro. Além disso, dez adolescentes foram encaminhados a unidades socioeducativas.

A ação contou com um efetivo de 2,5 mil policiais e foi considerada a maior operação realizada no estado nos últimos 15 anos.

180 mandados de prisão

O objetivo da operação era conter o avanço da facção Comando Vermelho e cumprir 180 mandados de busca e apreensão, além de 100 mandados de prisão, sendo 30 expedidos pelo estado do Pará, parceiro na ação.

Foram apreendidas 118 armas, entre elas 91 fuzis. A polícia ainda contabiliza a quantidade de drogas apreendidas, estimando que o volume chegue a toneladas.

 

Do A8/Lagarto

Daniela Domingos

Daniela Domingos

Jornalista, professora de Filosofia, especialista em Assessoria de Comunicação e Marketing, Gestão Pública e Mídias Digitais, e mestranda em Ciências de Dados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *