Ministério da Saúde lança campanha para retomar altos índices de vacinação no Brasil
O Ministério da Saúde (MS), lançou na última segunda-feira (27), a campanha Movimento Nacional pela Vacinação, com o objetivo de retomar índices altos de coberturas vacinais no Brasil.
Segundo o MS, desde 2016 a cobertura vacinal de diferentes imunizantes está bem abaixo de 95%, que é o recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Só no ano de 2022, a cobertura ficou em 66,06%.
Ainda segundo o MS, a última vez em que o país registrou um índice satisfatório de vacinação foi em 2015, quando cerca de 95% do público-alvo foi vacinado.
O Presidente Lula, que esteve presente no lançamento da campanha, aproveitou para destacar que o Brasil sempre foi exemplo no quesito vacinação. “A gente tem que ter consciência de que o Brasil já foi o país campeão mundial de vacinação. Era o mais respeitado do mundo pela capacidade das nossas enfermeiras e enfermeiros da injeção”, destacou durante discurso.
Lula ressaltou ainda que não tomar vacina é um direito, mas tomar é um gesto de responsabilidade. Segundo o Ministério da Saúde, a campanha será reforçada com inserções publicitárias nos meios de comunicação para estimular a população a irem aos postos.
Do A8/Lagarto