Ex-deputado federal David Miranda morre no Rio de Janeiro
Morreu na manhã desta terça-feira (9) no Rio de Janeiro, aos 37 anos, o ex-deputado federal David Miranda. Ele era casado com o jornalista Glenn Greenwald, e deixa dois filhos.
Miranda faria 38 anos nesta quarta-feira (10). O ex-parlamentar estava internado em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde agosto de 2022.
Segundo afirmou Greenwald na época da internação, David Miranda começou a sentir fortes dores abdominais, se internando para tratar um problema gastrointestinal, e depois passou por infecções sucessivas na região.
Natural do Rio de Janeiro, David Miranda foi eleito vereador na capital fluminense em 2016, pelo PSOL. Em 2018, se candidatou a deputado federal, ficando como suplente e assumindo, já no início do mandato, a vaga de Jean Wyllys. Em janeiro de 2022, ele mudou de partido, migrando para o PDT, e pretendia concorrer nas eleições daquele ano, mas a candidatura foi impossibilitada já pelo quadro de saúde.
Glenn Greenwald lamentou a morte do marido nas redes sociais: “É com a mais profunda tristeza que eu comunico a morte do meu marido, David Miranda. Ele iria fazer 38 amanhã. Sua morte, no início desta manhã, ocorreu após uma batalha de 9 meses na UTI. Ele morreu em paz, cercado por nossos filhos, pela família e por amigos”.