Congresso avalia redução da carga horária de trabalho no Brasil
A partir da próxima quarta-feira (1), o Congresso Nacional discutirá uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que projeta a carga horária máxima de trabalho em 36h, sem redução salarial.
Atualmente, a jornada do trabalhador brasileiro que hoje é de 44 horas semanais. A carga horária atual é maior do que a média mundial, de 38,2 horas, segundo a OIT (Organização Internacional do Trabalho).
No mundo, o país com maior carga horária semanal média é o Butão, com 54,4 horas semanais — mais de 9 horas por dia, 6 dias por semana. O Brasil tem carga horária média de 39 horas. A menor média é de Vanuatu, na Oceania, que tem jornada média de 24,7 horas semanais — pouco mais de 4 horas, se considerada uma semana de trabalho de 6 dias.
Entenda:
O projeto de lei, de autoria do senador Weverton (PDT-MA), voltou a ganhar destaque depois que empresas brasileiras aderiram a um experimento internacional que testa o modelo de quatro dias de trabalho por semana.
Nesse caso, o desafio é diminuir a carga dos colaboradores e manter a produtividade. As empresas que aderiram aos testes receberam treinamentos, palestras, diagnóstico organizacional das equipes e acompanhamento individualizado.
Do A8/Lagarto